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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8753
Tipo: | Dissertação |
Título: | Efeito do autocontrole, pressão de tempo e complexidade das questões no desempenho do Exame de Suficiência Contábil |
Autor(es): | JOÃO HENRIQUE DE SOUZA |
Primeiro orientador: | Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo |
Resumo: | A queda nas taxas de aprovação no exame de suficiência contábil atingiu níveis alarmantes nos últimos anos. Esta pesquisa analisa o efeito do autocontrole dos alunos na influência conjunta da pressão de tempo, autocontrole e da complexidade das questões no desempenho do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. O estudo se fundamenta na Teoria da Decisão Comportamental. Como método de pesquisa, foi realizado um experimento. A configuração do experimento contempla uma fatorial 2x2x1, com 72 alunos participantes, distribuídos em 4 grupos de análise. O experimento foi realizado em março de 2024, após aprovação do comitê de ética. Para análise de dados, emprega-se técnicas de estatística descritiva – Kruskal-Wallis, Regressão Linear Múltipla - sendo o design de análise selecionado por intersujeitos. Não foram encontradas pesquisas com a abordagem experimental nesta temática, sendo uma contribuição da presente investigação ampliando o conhecimento da área. A fim de ampliar os conhecimentos, compreender e descrever os efeitos dessas variáveis nas taxas de aprovação dos candidatos, o experimento foi realizado em uma instituição de ensino superior em Mato Grosso do Sul em quatro campus. Os instrumentos de pesquisa contam com as 5 dimensões, (1) caracterização dos respondentes, (2) Mensuração da Escala de Autocontrole Abreviada, (3) Manipulação da Pressão de Tempo, (4) Manipulação do nível de Complexidade e (5) Mensuração do Desempenho com base no resultado do simulado a ser aplicado. Os resultados encontrados foram (1) a pressão de tempo não influencia o desempenho, (2) a complexidade das questões influencia o desempenho, (3) o autocontrole não influencia o desempenho, porém, (4) o autocontrole possui uma relação de moderação com a complexidade das questões, mas não com a pressão de tempo. Ressaltando que o desempenho do aluno acompanha o nível de complexidade das questões do exame. A contribuição para a literatura cientifica é a exploração do método experimental em contabilidade, a contribuição social e acadêmica da pesquisa são as variáveis relacionadas ao exame que qualifica os profissionais brasileiros em contabilidade. Como contribuição prática, reforça-se que o tempo disponível para realização do exame é suficiente que a área de menor dificuldade ou de maior conhecimento refere-se à Teoria da Contabilidade (62%) e as de maiores erros foram em Contabilidade de Custos (88%) e Princípios da Contabilidade (77%), evidenciando as áreas que os alunos podem considerar mais desafiadoras, informando aos docentes sobre as áreas de foco. As implicações deste estudo sugerem algumas considerações para diferentes atores envolvidos no cenário educacional da contabilidade. Para os estudantes, os resultados destacam a importância de uma preparação abrangente que leve em conta o domínio do conteúdo em diferentes níveis de complexidade e o desenvolvimento de habilidades de autocontrole para as questões de alta complexidade e a reflexão aos alunos sobre seu comprometimento com seus estudos. Para os docentes, há uma oportunidade de repensar as abordagens pedagógicas, incorporando métodos de ensino que promovam não apenas a compreensão dos conceitos, mas também o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento de tempo, no sentido de aproveitar todo o tempo de prova para a resolução das questões, de aprofundamento nos conteúdos de maiores erros. Para os gestores acadêmicos podem considerar ajustes nas políticas institucionais e nos currículos para melhorar a preparação dos estudantes nas áreas com maior porcentagem de erro e assim aumentar o desempenho no Exame de Suficiência Contábil. Auxiliando o conselho, as instituições de ensino superior, os docentes e os próprios discentes a atingir uma maior taxa de aprovação no exame e gerar mais profissionais certificados e qualificados para atuar profissionalmente. Auxiliando o conselho, as instituições de ensino superior, os docentes e os próprios discentes a atingir uma maior taxa de aprovação no exame e gerar mais profissionais certificados e qualificados para atuar profissionalmente. |
Abstract: | The drop-in pass rates for the accounting proficiency exam has reached alarming levels in recent years. This research analyzes the effect of students' self-control on the joint influence of time pressure, self-control and the complexity of the questions on the performance of the Federal Accounting Council's Sufficiency Exam. The study is based on Behavioral Decision Theory. As a research method, an experiment was carried out. The experiment configuration includes a 2x2x1 factorial, with 72 participating students, distributed into 4 analysis groups. The experiment was carried out in March 2024, after approval by the ethics committee. For data analysis, descriptive statistics techniques are used - Kruskal-Wallis, Multiple Linear Regression - with the analysis design selected by inter-subjects. No research with an experimental approach was found on this topic, with the present investigation contributing to expanding knowledge in the area. In order to expand knowledge, understand and describe the effects of these variables on candidates' approval rates, the experiment was carried out at a higher education institution in Mato Grosso do Sul on four campuses. The research instruments have the 5 dimensions, (1) characterization of respondents, (2) Measurement of the Abbreviated Self-Control Scale, (3) Manipulation of Time Pressure, (4) Manipulation of the level of Complexity and (5) Measurement of Performance based on the result of the simulation to be applied. The results found were (1) time pressure does not influence performance, (2) the complexity of the questions influences performance, (3) self-control does not influence performance, however, (4) self-control has a moderation relationship with the complexity of the issues, but not with time pressure. Emphasizing that the student's performance follows the level of complexity of the exam questions. The contribution to scientific literature is the exploration of the experimental method in accounting, the social and academic contribution of the research are the variables related to the exam that qualifies Brazilian accounting professionals. As a practical contribution, it is reinforced that the time available to complete the exam is sufficient as the area of least difficulty or greatest knowledge refers to Accounting Theory (62%) and the areas with the biggest errors were in Cost Accounting (88%) and Accounting Principles (77%), highlighting the areas that students may consider more challenging, informing teachers about the areas of focus. The implications of this study suggest some considerations for different actors involved in the accounting educational scenario. For students, the results highlight the importance of comprehensive preparation that takes into account mastery of content at different levels of complexity and the development of self-control skills for highly complex questions and reflection for students on their commitment to their studies . For teachers, there is an opportunity to rethink pedagogical approaches, incorporating teaching methods that promote not only the understanding of concepts, but also the development of time management skills, in order to use all the exam time to solve problems. questions, to delve deeper into the contents of the biggest errors. Academic managers can consider adjustments to institutional policies and curricula to improve student preparation in areas with the highest percentage of errors and thus increase performance in the Accounting Adequacy Exam. Helping the council, higher education institutions, teachers and students themselves to achieve a higher exam pass rate and generate more certified and qualified professionals to work professionally. Helping the council, higher education institutions, teachers and students themselves to achieve a higher exam pass rate and generate more certified and qualified professionals to work professionally. |
Palavras-chave: | - |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8753 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
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