Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8696
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cantigas de Capoeira de Mato Grosso do Sul: Currículos, Identidades e Poder |
Autor(es): | Marcelo Barbosa Alves |
Primeiro orientador: | Marcelo Victor da Rosa |
Resumo: | Esta pesquisa nasce do interesse em analisar as cantigas no universo da capoeira, investigando: como as cantigas de capoeira produzem identidades ao mesmo tempo em que tensionam as relações de poder? Para tanto, partimos da realidade da capoeira de Mato Grosso do Sul, a qual possui suas peculiaridades dadas pelo tempo e espaço da interação social e relações entre os sujeitos. O levantamento de dados foi realizado a partir de letras das cantigas de capoeira. Dessa maneira, utilizamos três diferentes artefatos culturais que trazem as cantigas de Mato Grosso do Sul, sendo: Um CD digitalizado no Youtube, na página Projeto Memória Fonográfica de Mato Grosso do Sul, denominado 1º Festival Nacional de Ladainha, outro artefato foi um CD gravado no ano de 2016 pelo grupo Camará Capoeira e, por fim, algumas cantigas isoladas encontradas no Facebook. Como resultados, podemos observar um ambiente cantado permeado por relações de poder às quais tensionam temas como violência, religiosidade e códigos de condutas/normas, assim como, cantigas que trazem identidades culturais ao mesmo tempo em que produzem uma capoeira com características locais que não é a capoeira baiana, mas sim, a capoeira de Mato Grosso do Sul, com todas as suas particularidades dadas pelo contexto regional. Para além, observamos que a pedagogia das cantigas em capoeira é um campo fértil para retratar a realidade presente vivida e que a princípio externam currículos, mas que também pode ser produtora de subjetividades diversas. Palavras-Chave: Identidade. Currículo. Relações de Poder. Capoeira. Cantigas. |
Abstract: | This research arises from the interest in analyzing songs in the capoeira universe, investigating: how can capoeira songs produce identities at the same time as they tension power relations? To do so, we start from the reality of capoeira in Mato Grosso do Sul, which has its peculiarities given by the time and space of social interaction and relationships between subjects. The data collection was carried out using the lyrics of capoeira songs. In this way, we used three different cultural artifacts that bring the songs of Mato Grosso do Sul, being: A CD digitized on Youtube, on the page Projeto Memória Fonográfica de Mato Grosso do Sul, called 1st National Ladainha Festival, another artifact was a recorded CD in 2016 by the Camará Capoeira group and, finally, some isolated songs found on Facebook. As results, we can observe a sung environment permeated by power relations that tension themes such as violence, religiosity and codes of conduct/norms, as well as songs that bring cultural identities at the same time that they produce a capoeira with local characteristics that is not capoeira from Bahia, but rather, capoeira from Mato Grosso do Sul, with all its particularities given by the regional context. Furthermore, we observed that the pedagogy of capoeira songs is a fertile field for portraying the present lived reality and which in principle externalizes curricula, but that it can also produce different subjectivities. Keywords: Identity. Curriculum. Power relations. Capoeira. Songs. |
Palavras-chave: | Identidade Currículo Relações de Poder Capoeira Cantigas |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8696 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao Final Marcelo Barbosa Alves.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.