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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8674
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A MORTE E O MORRER NA FILOSOFIA DO BUDISMO TIBETANO: análise do Livro Tibetano do Viver e do Morrer de Sogyal Rinpoche |
Autor(es): | Alberto Mesaque Martins |
Primeiro orientador: | ERICKSON CRISTIANO DOS SANTOS |
Resumo: | This study aims to discuss the contributions of the Philosophy of Tibetan Buddhism to the construction of knowledge about death and dying. This is a theoretical study, of a dissertation nature, which has as its locus of analysis the work “The Tibetan Book of Living and Dying”, by Sogyal Rinpoche, published for the first time in 1992, articulating it with the thought of the philosophy of Buddhism. The results indicate that, by taking death as one of the most important philosophical problems, Tibetan Buddhism questions not only the way we deal with our finitude, and invites us to a new way of life, based on discernment and acceptance of our impermanence, maintaining the certainty of its uncertainty and mystery. This stance, strongly disseminated by Tibetan Buddhism and in the work analyzed, makes it possible to build more positive attitudes about death, favoring its recovery as a natural aspect of life and opening space for people to prepare for this moment and not live it. in such an unprepared and desperate way. Thus, the vision of Tibetan Buddhism helps us to construct new perspectives on death, which is no longer seen as the end of all things and begins to be understood as an important opportunity for reflection on oneself and on reality, being considered as a favorable moment for transformation and release from suffering. |
Abstract: | Esse estudo tem como objetivo discutir as contribuições da Filosofia do budismo tibetano, para a construção de saberes sobre a morte e o morrer. Trata-se de um estudo teórico, de caráter dissertativo, que tem como lócus de análise a obra “O livro tibetano do viver e do morrer’, de Sogyal Rinpoche, publicada, pela primeira vez, em 1992, articulando-a com o pensamento da filosofia do budismo. Os resultados apontam que, ao tomar a morte como um dos mais importantes problemas filosóficos, o budismo tibetano questiona não apenas o modo que lidamos com a nossa finitude, e nos convidar a um novo modo de vida, pautado no discernimento e na aceitação da nossa impermanência, mantendo a certeza da sua incerteza e mistério. Essa postura, fortemente difundida pelo budismo tibetano e na obra analisada, possibilitam a construção de atitudes mais positivas sobre a morte, favorecendo o seu resgate, enquanto aspecto natural da vida e abrindo espaço para que as pessoas se preparem para esse momento e não a vivam de forma tão despreparada e desesperada. Assim, a visão do budismo tibetano nos auxilia na construção de novos olhares sobre a morte, que deixa de ser vista como o fim de todas as coisas e passa a ser compreendida como uma importante oportunidade de reflexão sobre si mesmo e sobre a realidade, sendo considerado como um momento favorável à transformação e à liberação do sofrimento. |
Palavras-chave: | Morte Budismo Filosofia Tibetana |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8674 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Filosofia - Licenciatura (FACH) |
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