Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8638
Tipo: Dissertação
Título: CICLO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”: CURRÍCULO E PEDAGOGIA CULTURAL SEGUNDO MORADORAS DA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA
Autor(es): Cristiane Maria de Jesus Garcia
Primeiro orientador: Tiago Duque
Resumo: RESUMO A violência contra a mulher é um grave problema social e global que afeta mulheres de todas as idades, raças, religiões e classes sociais. Ela pode ocorrer em diferentes formas, contextos de acordo com a dinâmica da relação entre casais. A presente pesquisa tem por objetivo analisar o currículo e a pedagogia cultural do artefato “Ciclo de Violência Contra a Mulher”, segundo moradoras da fronteira Brasil-Bolívia. Refere-se a um estudo qualitativo com roteiro de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com seis mulheres do município de Corumbá e Ladário. Na introdução, apresenta-se uma breve consideração sobre a violência contra a mulher. No segundo capítulo, apresenta-se a revisão de literatura. No terceiro capítulo, expõe-se o referencial teórico e a metodologia, com apontamento das relações entre a pesquisadora e a apresentação das interlocutoras. No quarto capítulo, discute-se o artefato, a Lei Maria da Penha, as fases do “Ciclo”, o currículo e pedagogia produzidas pelo artefato. Conclui-se que o artefato do Ciclo da Violência tem currículo e pedagogia cultural, no que ser refere a violência contra a mulher, relacionada as relações de poder entre as mulheres e homens. Palavras-chave: Artefato; Ciclo de Violência contra a mulher; Currículo; Pedagogia Cultural.
Abstract: Violence against women is a serious social and global problem that affects women of all ages, races, religions, and social classes. It can occur in different ways, contexts according to the dynamics of the relationship between couples. This research aims to analyze the curriculum and cultural pedagogy of the artifact “Cycle of Violence Against Women”, according to residents of the Brazil-Bolivia border. It refers to a qualitative study with a semi-structured interview script. The interviews were carried out with six women from the municipality of Corumbá and Ladário. The introduction presents a brief consideration on violence against women. In the second chapter, the literature review is presented. In the third chapter, the theoretical framework and methodology are exposed, with notes on the relationships between the researcher and the presentation of the interlocutors. In the fourth chapter, the artifact, the Maria da Penha Law, the phases of the “Cycle”, the curriculum and pedagogy produced by the artifact are discussed. It is concluded that the artifact of the Cycle of Violence has a curriculum and cultural pedagogy, in terms of violence against women, related to power relations between women and men. Keywords: Artifact; Cycle of Violence against women; Curriculum; Cultural Pedagogy.
Palavras-chave: .Artefato
Ciclo de Violência contra a mulher
Currículo
Pedagogia Cultural.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8638
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GARCIA_Cristiane Maria.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.