Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8635
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relações de gênero nos livros didáticos de Língua Inglesa e perspectiva de docentes da rede pública: reprodução ou superação de estereótipos? |
Autor(es): | LURYAN SILVA FERNANDEZ |
Primeiro orientador: | Josiane Peres Goncalves |
Resumo: | O presente estudo é de natureza qualitativa e tem por finalidade verificar os conteúdos visuais e/ou textuais dos livros didáticos de Língua Inglesa (LI) utilizados nos anos finais da Educação pública da Rede Municipal de Educação de Corumbá-MS que contempla os 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os livros separados para análise pertencem ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020 (ano de edição 2018) do componente curricular Língua Inglesa da coletânea It Fits. Diante disso, procurou-se identificar, numa perspectiva pós-estruturalista, se os discursos presentes nessa coleção didática contribuem para romper ou reproduzir os estereótipos de gênero construídos socialmente e qual a visão dos docentes de Inglês da Rede Municipal de Educação sobre as construções de sentido relacionadas a temática gênero e sexualidade impressos nesses livros com os quais atuam na prática pedagógica. Para que os objetivos pudessem ser alcançados, foi feito um levantamento teórico na Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) a partir de três descritores que veiculam os estudos de gênero e sexualidade e o ensino do Inglês no Brasil. Para a pesquisa empírica, dois instrumentos de levantamento de dados foram empregados: a análise documental e entrevistas semiestruturadas. As discussões tanto dos livros, quanto das entrevistas foram sistematizadas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) e os resultados são apresentados a partir de categorias analíticas sob a perspectiva da AD (Análise Discursiva). As categorias elencadas a partir da verificação dos livros didáticos são: 1. Types of family (tipos de família); 2. Leisure activities (atividades de lazer); 3. Holsehold chores (afazeres domésticos); 4. Professions (profissões); 5. Men teachers in early education (Professores homens na Educação Infantil); 6. All kind of diversity? (Todo tipo de diversidade?). Do mesmo modo, o resultado das entrevistas está subdividido em: 1. “Casa de vespeiro” – o receio em torno das relações de gênero e a escola; 2. “O livro tem que trabalhar o didático”; 3. “Eles estão em processo de formação do pensamento”; 4. “Costume. Já é algo que vem lá das raízes.” 5. “Tem que ser abordado? Tem. Em qualquer área.”. Considera-se o LD uma ferramenta multimodal com discursos imbricados nas representações de textos visuais ou escritos, que foram selecionados e interpretados nesse estudo dispondo de temas explícitos ou implícitos em cada volume da obra didática It fits. Entende-se que a coleção tende a quebrar os estereótipos de gênero em algumas abordagens específicas da coletânea, como na apresentação imagética e textual de estruturas familiares no livro do 6º ano. Contudo, sob uma análise geral, os LDs seguem rigorosamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que exclui as relações de gênero de todo texto e do componente curricular Língua Inglesa, o que dificulta a abordagem da temática tantos nos livros quanto dos professores em suas aulas. Parte dos docentes se manifestaram favoráveis ao trato do tema gênero e sexualidade nas classes de LI relatando vivências, a partir das representações nos LDs, em que fora possível discutir o respeito às diferenças, igualdade de gênero e diversidade. Todavia, verificou-se nos discursos dos professores de inglês o receio no trato da temática, pois temem represálias da comunidade escolar. |
Abstract: | This is a qualitative study and it aims to verify the visual and/or textual contents of English Language (EL) textbooks used in the final years of public education Corumbá-MS, which includes the 6th, 7th , 8th and 9th grades of Elementary School. The books separated for analysis belong to the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020 (edited in 2018) of the English curricular component and It Fits collection. In view of this, we sought to identify from a post-structuralist perspective, whether the speeches present in this didactic collection contribute to breaking or reproducing socially constructed gender stereotypes and what is the view of English teachers from the public Corumba city education on the constructions of meaning related to the themes of gender and sexuality printed in these books with which they work in pedagogical practice. So that getting the objectives to be achieved, a theoretical survey was carried out in the Theses and Dissertations Database (BDTD) based on three descriptors that convey gender and sexuality studies and the English teaching in Brazil. For empirical research, two data collection instruments were used: document analysis and semi-structured interviews. The discussions of both, books and interviews, were systematized through the content analysis proposed by Bardin (2016) and the results are presented based on analytical categories from DA (Discursive Analysis) perspective. The categories listed after checking the textbooks are: 1. Types of family; 2. Leisure activities; 3. Holsehold chores; 4. Professions; 5. Men teachers in early education; 6. All kinds of diversity?. Likewise, the results of the interviews are subdivided into: 1. “Casa de vespeiro” – the fear surrounding gender relations and school; 2. “The book has to focus on didactical”; 3. “They are in the process of forming their thoughts”; 4. “Cultural. It’s something that comes from ingrained habits.” 5. “Is it a theme to be approached? It is. In any area.” The LD is considered a multimodal tool with discourses embedded in the representations of visual or written texts, which were selected and interpreted in this study, providing explicit or implicit themes in each volume of the didactic book It fits. It is understood that the collection tends to break gender stereotypes in some specific book’s approaches, such as the visual and textual presentation of family structures in the 6th book. However, under a general analysis, LDs strictly follow the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which excludes gender relations from all text and the English Language curricular component, which makes it difficult to approach the topic either in the books than to the teachers in their classes. Some of the teachers expressed their support for dealing with the topic of gender and sexuality in EL classes, reporting experiences, based on representations in LDs, in which it was possible to discuss respect for differences, gender equality and diversity. However, there was a fear in the english teachers’ speeches when dealing with the issue, as they fear reprisals from the school community. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8635 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação de Mestrado - LURYAN - VERSAO FINAL PROTOCOLADA.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.