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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8632
Tipo: | Tese |
Título: | PROJETO TERAPÊUTICO PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO |
Autor(es): | Amanda pereira risso saad |
Primeiro orientador: | Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos |
Resumo: | O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por limitações na comunicação social, padrões comportamentais repetitivos e interesses limitados, ocasionando importantes repercussões para o desenvolvimento infantil e para o ambiente familiar. No Brasil, as políticas públicas voltadas para a assistência integral frente às especificidades da população com o transtorno e suas famílias são recentes, especialmente no contexto infantojuvenil. O presente estudo teve como objetivo definir elementos constitutivos de um projeto terapêutico para famílias de crianças com o transtorno, a partir da participação familiar na construção de estratégias para ampliação das potencialidades e enfrentamento das fragilidades, visando à promoção de efeitos na dinâmica familiar em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Utilizou-se abordagem qualitativa, a partir da pesquisa-ação, para obtenção de dados primários e corte transversal. A perspectiva do Construcionismo Social contribuiu para a construção teórica e metodológica, valorizando uma postura reflexiva sobre o desenvolvimento da investigação científica, sendo os diálogos entre profissional e familiar considerados como ações interativas, horizontais, inclusivas e corresponsáveis para o processo de mudança de realidades. Os participantes foram a equipe de saúde do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil e pais e/ou responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, de até dez anos, atendidos pela instituição. Considerando o contexto da pandemia, priorizou-se o uso de técnicas virtuais, a partir de questionário online com a equipe de saúde para obtenção de dados sociodemográficos, dos sentidos sobre o transtorno e das relações familiares. Para a cuidadora principal, utilizou-se entrevista semiestruturada para caracterizar dados socioeconômicos, técnica “O Dia de Vida” da criança com o transtorno para compreensão de singularidades do contexto familiar, seguido de Roteiro para Entrevista para Pais e/ou Responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo que investigou sentidos sobre o transtorno e sobre a vivência dos cuidados com a criança. Após a entrevista com a cuidadora principal, foi desenvolvida intervenção psicossocial, constituída por encontros terapêuticos realizados a partir de videochamadas, com duração de até três meses, complementados com Diário Terapêutico e finalizada com Carta Terapêutica para devolutiva às participantes. Para análise das produções da pesquisa, utilizou-se Análise de Conteúdo, a partir do agrupamento por similaridades, resultando em categorias (BARDIN, 2020). Os resultados da equipe de saúde evidenciaram que os participantes eram fonoaudiólogos e psicólogos, com 4 anos ou mais de atuação na instituição, dos quais realizavam orientação quando solicitada pela família. Os sentidos sobre o transtorno e relações familiares foram categorizados a fim de ressaltar a polarização acerca do TEA, a partir dos déficits e potencialidades na compreensão do transtorno. Quanto aos pais e/ou responsáveis, teve destaque a participação das mães como cuidadoras de crianças do sexo masculino, sem outra condição coexistente ao espectro do autismo. A intervenção psicossocial revelou complexidades da criança e seu contexto familiar, dificuldades com a rotina familiar, fragilidades e potencialidades da rede de apoio, experiências exitosas e barreiras de acesso frente à assistência à saúde e educacional, repercussões da pandemia e potencialidades para transformação da realidade familiar. Considera-se que a família deve ser o eixo central de atuação frente ao Transtorno do Espectro do Autismo para produção de saúde e proteção de seus membros, necessitando de cuidados interdisciplinares qualificados e continuados para acolhimento das demandas e desenvolvimento de potencialidades. |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder characterized by limitations in social communication, repetitive behavioral patterns, and restricted interests, leading to significant implications for child development and the family environment. In Brazil, public policies aimed at comprehensive assistance for the specific needs of individuals with the disorder and their families are recent, especially in the child and adolescent context. This study aimed to define constitutive elements of a therapeutic project for families with children with the disorder, based on family participation in developing strategies to enhance potentials and address weaknesses, aiming to promote effects on family dynamics in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A qualitative approach was used through action research to obtain primary data and a cross-sectional design. The perspective of Social Constructionism contributed to the theoretical and methodological construction, valuing a reflective stance on the development of scientific research, with dialogues between professionals and families seen as interactive, horizontal, inclusive, and co-responsible actions for changing realities. The participants were the health team of the Child and Adolescent Psychosocial Care Center and parents or guardians of children with Autism Spectrum Disorder, up to ten years old, served by the institution. Given the pandemic context, the use of virtual techniques was prioritized, starting with an online questionnaire with the health team to obtain sociodemographic data, insights on disorder, and family relationships. For the primary caregiver, a semi-structured interview was used to characterize socio-economic data, the "Day in the Life" technique for understanding the child's unique family context, followed by an Interview Guide for Parents or Guardians of children with Autism Spectrum Disorder, which investigated perceptions of disorder and experiences with child care. After the primary caregiver interview, a psychosocial intervention was developed, consisting of therapeutic sessions conducted via video calls, lasting up to three months, complemented by a Therapeutic Diary and concluded with a Therapeutic Letter for feedback to the participants. For the analysis of research productions, Content Analysis was used, grouping by similarities, resulting in categories (BARDIN, 2020). The results from the health team showed that the participants were speech therapists and psychologists, with four or more years of experience in the institution, providing guidance when requested by the family. Perceptions about the disorder and family relationships were categorized to highlight polarization regarding Autism Spectrum Disorder, based on deficits and potentials in understanding the disorder. Concerning parents or guardians, there was a notable involvement of mothers as caregivers of male children without any other coexisting condition besides autism spectrum. The psychosocial intervention revealed complexities of the child and their family context, challenges with the family routine, weaknesses, and potentials of the support network, successful experiences, and barriers to accessing health and educational assistance, pandemic repercussions, and potentials for transforming the family's reality. It is considered that the family should be at the core of actions regarding Autism Spectrum Disorder for health production and protection of its members, requiring qualified and continuous interdisciplinary care to meet demands and develop potentials. |
Palavras-chave: | - |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8632 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Tese Final Amanda Pereira Risso Saad.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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