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Tipo: Dissertação
Título: Análise dos fatores que influenciam o consumo de água mineral
Autor(es): Pitaluga, Christiane Marques
Primeiro orientador: Mendonça, Paulo Sergio Miranda
Abstract: A água mineral foi o produto que mais apresentou crescimento em consumo entre as famílias brasileiras nos últimos trinta anos, ultrapassando 0,320 litros per capita/ano em 1974/1975 e alcançando a marca de 18,541 litros em 2002/2003. Dentre os produtos de maior consumo alimentar, somente o leite fica à frente da água mineral. No ambito mundial, o consumo de água envasada continuará crescendo nos próximos anos, passando de um volume de 155 bilhões de litros em 2003 para 206 bilhões em 2008, sendo que 10 países, incluindo o Brasil, serão responsáveis por parte desse crescimento. Saudável, natural, produz benefícios ao organismo e coerente com um estilo de vida moderno: são estes os conceitos que vão orientar o mercado mundial de bebidas nos próximos anos. O presente estudo, no ambito do comportamento do consumidor, tem como objetivo principal investigar os fatores que influenciam o consumo de água mineral em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Para o alcance dos objetivos propostos no trabalho foram aplicados questionários a uma amostra de consumidores de água mineral na referida cidade. Verificou-se, que o consumidor da bebida acredita que a água mineral possui uma qualidade superior e grande parte dos consumidores consome este produto tendo em vista a preocupação com aspectos ligados à saúde, estilo de vida e corpo. Conclui-se que os consumidores de água mineral compreendem, como fatores que influenciam o consumo, entre outros, as seguintes proposições: a falta de confiança na qualidade da água proveniente da empresa de saneamento local, a percepção de que a água mineral é melhor que a água oriunda das torneiras, a certeza de que esta não provocará nenhum risco à sua saúde, um novo estilo de vida associado à preocupação com alimentos saudáveis, puros, sem calorias e que lhe garantam qualidade superior.
The natural mineral water was the product which has presented the largest consumption growth among Brazilian families during the past thirty years, exceeding 0,320 liters per capita/year in 1974/1975 and reaching 18,541 liters in 2002/2003. Among the food products that are mostly consumed, only milk is ahead of the mineral water. The consumption of bottled water should keep growing worldwide, going from 155 billion liters in 2003 to 206 billion liters in 2008, and 10 countries, including Brazil, shall be responsible for part of this growth. Healthy and natural, giving great benefits to the organism and coherent to a modern way of life: these are the concepts which will lead the world beverage market in years to come. The present study, in the consumer's behavior environment, has as its main goal to investigate the reasons that influence the consumption of mineral water in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. In order to achieve the proposed goal, some questionnaires were given to a sample of mineral water consumers in the above mentioned city. We have checked that, the water consumer believes, among other reasons, that the mineral water has a higher quality, and most part of the consumers use this product due to concerns related to health, lifestyle, body and aesthetics. We can conclude that the consumers of mineral water understand, as reasons which influence the consumption, the following propositions: lack of confidence in the water coming from the local water treatment plant, the perception that the mineral water is better than the water coming from the faucets, the conviction that it will not cause any damage to his/her health, a new lifestyle associated to the concern about pure, healthy, non-caloric foods and that ensure him/her a better life quality.
Palavras-chave: Decisão Administrativa
Comportamento do Consumidor
Água Mineral
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/863
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Agronegócios

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