Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8617
Tipo: Dissertação
Título: Música, corpo e recursos sonoros alternativos: caminhos possíveis para outras experiências musicais no espaço escolar
Autor(es): Elisabete Rodrigues Pereira
Primeiro orientador: Gustavo Rodrigues Penha
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta teórico-prática identificando as contribuições e outras possibilidades do ensino de música desenvolvidas dentro do componente curricular Arte, através do ensino coletivo da percussão corporal juntamente com a utilização de recursos acessíveis aos estudantes, na modalidade de Ensino Médio Regular. A proposta foi vivenciada durante as aulas de Arte com estudantes de 15 a 17 anos do 1º, 2º e 3º ano da Escola Estadual Profº João Crisóstomo de Figueiredo, localizada na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, no ano de 2023. A prática de ensino teve como propósito investigar como a percussão corporal, associada à voz (fonemas) e a recursos sonoros alternativos e acessíveis, pode contribuir e tornar possível o ensino de música nas escolas, propiciando também uma escuta sonora mais consciente e sensibilizada (educação sonora) e uma maior socialização e integração entre os estudantes do Ensino Médio. A metodologia aplicada na pesquisa foi a bibliográfica juntamente com a pesquisa-ação através de uma proposta pedagógica com atividades teórico-práticas e um questionário semiestruturado. O desenvolvimento das aulas se caracterizou por ser um processo dinâmico de aquisição gradativa de habilidades musicais que promoveu a cada avanço, um novo saber fazer, o que favoreceu o envolvimento de todos os participantes na proposta.
Abstract: This work presents a theoretical-practical proposal identifying the contributions and other possibilities of music teaching, developed within the Arts curricular component, through the collective teaching of body percussion together with resources accessible to students in the Regular High School modality. The proposal was experienced during Arts classes with students aged 15 to 17 in the 1st, 2nd and 3rd year of the Escola Estadual Profº João Crisóstomo de Figueiredo, located in the city of Cuiabá, Mato Grosso, in the year 2023. Teaching practice aimed to investigate how body percussion associated with alternative and accessible sound resources as well as the connection with the voice (phonemes) can contribute and make music teaching possible in schools, also providing more conscious and sensitized sound listening (sound education). and greater socialization and integration among high school students. The applied research methodology was bibliographic together with Action Research through a pedagogical proposal with theoretical-practical activities and a semi-structured questionnaire. The development of the classes was characterized by being a dynamic process of gradual acquisition of musical skills that promoted, with each advance, a new know-how, which favored the involvement of all participants in the proposal.
Palavras-chave: Música, corpo e recursos sonoros alternativos: caminhos possíveis para outras experiências musicais no espaço escolar
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8617
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO PARA DEFESA DE MESTRADO PROF ARTES ELISABETE RODRIGUES 2024.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.