Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorASAPH ORTOLANI BEDOIA-
dc.date.accessioned2024-03-19T20:04:15Z-
dc.date.available2024-03-19T20:04:15Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8577-
dc.description.abstractThis present study aims to problematize how senses can contribute to the production of interviews with mathematics teachers in training, within a Mathematics Education research inspired by Oral History methodology. The research questions the ways in which science has shaped the constitution of knowledge, disregarding knowledge derived from sensory experience. Dialogue with various authors and theories aims to understand the use of senses and their potential in knowledge formation. Experimentations were conducted with four mathematics teachers in training, involving the five senses: Vision, Hearing, Touch, Smell, and Taste, all present in the teaching reality. In addition to the experimentations, other procedures were carried out, such as conversations prompted by the experiments, the production of a poster, and the creation of a "room of senses" through drawings, collages, and figures. Besides these records, the experimentations were recorded and photographed. To present these materials, we turned to Transmedia Narratives, thus materializing the experience through different media outlets. When we engage the senses, interviewees narrate beyond mere facts, bringing forth feelings linked to memories, which highlights how potent their use can be in research. The senses evoked more than what was expected and provided alternative understandings regarding their use in research in the field of Mathematics Education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemática-
dc.subjectSentidos-
dc.subjectHistória Oral-
dc.subjectEntrevistas Sensoriais.-
dc.titleEXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DOS SENTIDOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÕES SENSORIAIS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carla Regina Mariano da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho busca problematizar como os sentidos podem contribuir para a produção de entrevistas com professores de matemática em formação, em uma pesquisa em Educação Matemática, inspirada na metodologia da História Oral. A pesquisa questiona os modos como a ciência tem conduzido a constituição do conhecimento, desconsiderando o conhecimento advindo da experiência sensorial. O diálogo com diversos autores e teorias visa compreender o uso dos sentidos e sua potencialidade na constituição do conhecimento. Foram realizadas experimentações com quatro professores de matemática em formação, envolvendo os cinco sentidos: Visão, Audição, Tato, Olfato e Paladar, presentes na realidade docente. Além das experimentações, foram realizados outros procedimentos, como conversas motivadas pelos experimentos, a produção de um cartaz e a criação de uma "sala dos sentidos" por meio de desenhos, colagens e figuras. Além desses registros, as experimentações foram gravadas e fotografadas. Para apresentar esses materiais, recorremos às Narrativas Transmídias, podendo assim materializar a experiência por meio de diferentes meios midiáticos. Quando provocamos os sentidos os entrevistados narram para além dos fatos, trazendo os sentimentos vinculados as lembranças o que explicita o quanto pode ser potente o seu uso em pesquisas. Os sentidos evocaram além do que era esperado e proporcionaram compreensões outras no que se refere ao seu uso em pesquisas no campo da Educação Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.