Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Valdivina Alves-
dc.date.accessioned2011-11-18T11:29:21Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:52Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/856-
dc.description.abstractO uso da informática na realização das atividades pedagógicas apresenta-se como meio e como um instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo de aprendizagem. No entanto, a atividade de uso do computador pode ser feita, tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno, reforçando o processo instrucionista, quanto para criar condições para o aluno construir o seu próprio conhecimento, por meio da criação de ambientes de aprendizagem. Sob qualquer uma dessas abordagens, os elementos envolvidos nas atividades propostas são os professores, os alunos, e os recursos da informática como meio didático (software, internet, hipertexto, etc.). Entretanto, estamos vivendo uma fase de transição em que a maioria dos professores, que está em sala de aula, não utilizou esses recursos em sua formação inicial e utilizar os recursos da informática como ferramenta para esses professores, constitui um desafio. Este trabalho buscou realizar uma reflexão sobre as principais dificuldades, limites e possibilidades apresentadas pelos professores na dinamização de ações pedagógicas que empregam as tecnologias de informática no ambiente de aprendizagem escolar, envolvendo projetos de trabalho. A investigação foi empreendida dentro de uma abordagem construtivista, em que todo o percurso foi guiado por aspectos gerais sobre as concepções educacionais, à luz de teorias que permitem identificar a construção do conhecimento pelo aprendiz, em um ambiente em que o professor atua como mediador e organizador das situações de aprendizagem, utilizando a informática como recurso pedagógico. Os estudos empreendidos no decorrer da pesquisa basearam-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa ação educacional. A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida no Colégio Estadual do SOL, na cidade de Rio Verde, GO e os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os professores do 2º ano do Ensino Médio do referido colégio.pt_BR
dc.description.abstractThe use of computer science in the accomplishment of pedagogical activities show as a way, as an instrument to contribute on the development of the learning process. Though, the activity of computer use may be done as to continue transmitting an information to the student, reinforcing the instruction process, as to create conditions for the student construct his own knowledge by the learning environment creation. Under any of these activities proposed are the teachers, the students, and the resources of computer science as a didactic way (software, internet, hypertext, etc.). However, we are living a transition stage that the majority of teachers, who are in the classroom, didn’t use these resources in their initial studies and using these computer science resources as a tool for these teachers is a challenge. This work searched to realize a reflection about the main difficulties, limits and possibilities shown by the teachers in the dynamic pedagogical actions that use the computer science technologies in the school learning environment involving work projects. The theorical foundation was based in a constructive approach, where all the journey was led by general aspects about the educational conceptions to theory lights that has let identify the knowledge construction by the learner in an environment that the teacher performs as a mediator and coordinator of learning situations using computer science as a pedagogical resource. The studies undertaken in the course of the search were based on the methodological purpose of the qualitative search, on the search modality educational action. The empirical side of the search was developed at Colégio Estadual do Sol, in the city of Rio Verde, GO and the subjects involved in the search were the teachers from the second grade of high school from the referred school.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectComputador no Ensinopt_BR
dc.titleInformática e projetos educativos: desafios, possibilidades e limitespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gobara, Shirley Takeco-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdivina Alves Ferreira.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.