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Tipo: Dissertação
Título: Experimentação com Tecnologias Digitais nas Atividades de Modelagem Matemática: possíveis encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática
Autor(es): ALESSANDRO RIBEIRO DA SILVA
Primeiro orientador: Claudia Carreira da Rosa
Resumo: Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM) e a Ação de Extensão "Oficinas de Matemática - VEM PARA UFMS". Atualmente, há diferentes estratégias pedagógicas que buscam potencializar o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Dentre esses métodos ou metodologias, que visam fundamentar pesquisadores/professores durante suas práticas escolares, está a Modelagem Matemática, que nesta pesquisa é o principal aporte teórico, considerada com uma alternativa pedagógica concebida por Almeida, Silva e Vertuan (2021). E, unido a ela utilizamos a Experimentação com Tecnologia defendida por Borba, Silva e Gadanidis (2023) como uma forma de analisar como a Experimentação pode potencializar as contribuições do uso das Tecnologias Digitais na construção dos conhecimentos matemáticos e extramatemáticos de estudantes do ensino médio de acordo com as fases da Modelagem Matemática. Na busca de validar nosso objetivo realizamos um estudo em uma escola pública estadual localizada em Campo Grande–MS, com estudantes de duas turmas do 3.º ano do ensino médio, foram feitas observações em sala de aula, entrevistas individuais e em grupo, participação em atividades colaborativas nas plataformas online, como Canva e Mentimeter, e análise de materiais produzidos pelos participantes como os registros dos estudantes, além das anotações realizadas pelo pesquisador/professor. Nossas análises foram baseadas em três categorias definidas a priori. À vista disso, esta pesquisa é de cunho qualitativo interpretativo de acordo com Marcone e Lakatos (2003), e Moreira (2011). Como resultado podemos identificar nas fases da Modelagem após a Experimentação com Tecnologias, que os estudantes foram protagonistas na construção de seus conhecimentos matemáticos e extramatemáticos, com a mediação do pesquisador/professor. Dessa forma, realizaram experimentos com diversas Tecnologias Digitais e compararam com os resultados feitos de forma manual, vivenciando a partir da experiencia a facilidade que as Tecnologias proporcionam. Assim, trabalharam em grupo de forma colaborativa, levantaram hipóteses, testaram dados produzidos das situações-problema em tempo real, criaram conjecturas, e por fim, validaram os modelos matemáticos obtido dos procedimentos (fases) da Modelagem Matemática.
Abstract: This dissertation is linked to the Group for Training, Studies and Research in Mathematics Education (GFEPEM) and the Extension Action "Mathematics Workshops - VEM PARA UFMS". Currently, there are different pedagogical strategies that seek to enhance the teaching and learning of mathematics in basic education. Among these methods or methodologies, which aim to support researchers/teachers during their school practices, is Mathematical Modeling, which in this research is the main theoretical contribution, considered as a pedagogical alternative conceived by Almeida, Silva and Vertuan (2021). And, together with it, we used Experimentation with Technology defended by Borba, Silva and Gadanidis (2023) as a way of analysing how Experimentation can enhance the contributions of the use of Digital Technologies in the construction of mathematical and extramathematical knowledge of high school students according to the phases of Mathematical Modeling. In order to validate our objective, we carried out a study in a state public school located in Campo Grande - MS, with students from two classes in the 3rd year of high school. We conducted classroom observations, individual and group interviews, participated in collaborative activities on online platforms such as Canva and Mentimeter, and analysed the materials produced by the participants, such as the students' records, as well as the notes taken by the researcher/teacher. Our analysis was based on three categories defined a priori. In view of this, this research is of an interpretative qualitative nature according to Marcone and Lakatos (2003), and Moreira (2011). As a result, we can identify in the Modeling phases after the Experimentation with Technologies, that the students were protagonists in the construction of their mathematical and extramathematical knowledge, with the mediation of the researcher/teacher. In this way, they carried out experiments with various Digital Technologies and compared them with the results obtained manually, experiencing the ease that Technologies provide. Thus, they worked collaboratively in groups, raised hypotheses, tested data collected from problem situations in real time, created conjectures, and finally validated the mathematical models obtained from the procedures (phases) of Mathematical Modeling.
Palavras-chave: Modelagem Matemática. Tecnologias Digitais
Experimentação
Ensino e Aprendizagem de Matemática
Educação Matemática.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8514
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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