Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8503
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOS TEMPOS DA PANDEMIA DE 2020 A 2021 NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA POLO MARCOLINO LILI, ALDEIA LAGOINHA, MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA, MS
Autor(es): ROSALINO DA SILVA NETO
Primeiro orientador: AGUINALDO RODRIGUES GOMES
Resumo: Neste artigo, discutiremos o processo de adaptação enfrentado pela Escola Municipal Indígena Polo Marcolino Lili durante a pandemia, utilizando a história oral como base para nosso estudo de caso. Nosso objetivo foi compreender como a emergência sanitária causada pela COVID-19 alterou os protocolos educacionais da escola. Ao dialogar com estudos que abordam as especificidades da educação indígena nesse contexto, constatamos, por meio desta pesquisa, que o ensino remoto durante a pandemia trouxe desafios significativos, mas também oportunidades de aprendizado e adaptação.
Abstract: In this article, we will discuss the adaptation process faced by Escola Municipal Indígena Polo Marcolino Lili during the pandemic, using oral history as the basis for our case study. Our objective was to understand how the health emergency caused by COVID-19 changed the school's educational protocols. When dialoguing with studies that address the specificities of indigenous education in this context, we found, through this research, that remote teaching during the pandemic brought significant challenges, but also opportunities for learning and adaptation.
Palavras-chave: Pandemia
educação indígena
tecnologias digitais
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8503
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:História - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
12027.pdf519,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.