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Tipo: Dissertação
Título: Evidenciação das contribuições para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: panorama das instituições de ensino superior brasileiras
Autor(es): MORACI MEDEIROS RAMOS
Primeiro orientador: Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
Resumo: As instituições de ensino superior (IES) têm a responsabilidade de disseminar na sociedade ações e práticas de sustentabilidade em seus três aspectos: econômico, social e ambiental, assim como se tornarem modelos a serem seguidos pelas demais organizações em termos dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), por meio de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Uma das formas de as IES evidenciarem suas ações em prol desses objetivos é por meio dos relatórios e informações disponíveis nos sites oficiais dessas organizações. O objetivo desta dissertação foi analisar as contribuições das IES brasileiras em prol do alcance dos ODS, por meio da análise de suas evidenciações obrigatórias e voluntárias. Para tanto, esta pesquisa teve como amostra final 46 IES brasileiras classificadas no ranking The Impact Rankings 2023,utilizandocomo base teórica a teoria da divulgação voluntária. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é caracterizada como descritiva em relação aos objetivos. Já em relação à abordagem, classifica-se como mista, predominando a abordagem qualitativa com breves explanações quantitativas. Em termos de dados, foram coletados dados secundários bibliográficos e documentais. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo manual e a estatística descritiva. Os resultados da dissertação demonstraram que as IES da amostra utilizam como principais relatórios de divulgação das suas contribuições em prol dos ODS o relatório de sustentabilidade, o relatório social e o relatório ODS. Também cabe destaque o resultado acerca dos ODS mais evidenciados pelas IES da amostra em suas contribuições nesse âmbito, a saber: ODS 4 (educação de qualidade), ODS 10 (redução das desigualdades), ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis), ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes), ODS 3 (saúde e bem-estar). No que tange às atividades mais evidenciadas pelas IES analisadas em prol dos ODS, destacam-se as atividades de extensão e ensino. Os achados permitem inferir que as IES da amostra, como instituições de ensino e agentes transformadores do meio em que estão inseridas, promovem o desenvolvimento sustentável em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, a fim de contribuírem com os ODS elencados na Agenda 2030, em especial aqueles relacionados aos aspectos sociais e ambientais. Como aporte para a literatura, avançou-se nos estudos acerca das contribuições das IES brasileiras em prol do alcance dos ODS. Como contribuição prática, os achados da dissertação podem auxiliar os gestores das IES nas decisões relacionadas à gestão que impactam na consecução dos ODS. Por fim, como contribuição social, destacam-se os exemplos de ações utilizados pelas IES como forma de contribuição em prol dos ODS.
Abstract: Higher education institutions (HEIs) areresponsible for disseminating the three aspects of sustainability actions and practices in society: economic, social, and environmental, beingreference to be followed by other organizations in terms of the Sustainable Development Goals (SDGs), through their teaching, research, extension, and management activities. HEIs can list their actions towards these objectives through reports and information available on their official websites. This thesis aimed to analyze the contributions of Brazilian HEIs towards achieving the SDGs byanalyzing their mandatory and voluntary disclosures. To this end, our final sample covered the 46 Brazilian HEIs classified in The Impact Rankings 2023 based on the theory of voluntary disclosure. As to the methodological procedures, this research is descriptive research in terms of objectives, based on a qualitative approach with brief quantitative explanations. Data collection covered bibliographic and documentary secondary data. Manual content analysis techniques and descriptive statistics were used for data analysis. Our results show that the HEIs in the sample use the sustainability report, the social report, and the SDG report as their main means of communication to disseminate their contributions to the SDGs. It is also worth highlighting most highlighted SDGs by the HEIs in the sample regarding their contributions to the SDGs, namely: SDG 4 (quality Education), SDG 10 (reduction of inequalities), SDG 11 (cities and sustainable communities), SDG 16 (Peace, justice, and effective institutions), SDG 3 (quality health). In addition, the HEIs analyzed highlighted their extension and teaching activities in terms of publicizing their contributions toward the SDGs. Our findings allow us to infer that the HEIs in the sample, as educational institutions and environmental transforming agents, foster sustainable development in their teaching, research, extension, and management activities that contribute to the SDGs listed in the 2030 Agenda, especially those related to social and environmental aspects. Our study contributed to the literature by advancing in research on the contributions of Brazilian HEIs towards achieving the SDGs. In the practical scope, our findings can assist HEI managers in management decisions that impact the achievement of the SDGs. Finally, we highlight the social contribution of listing examples of actions used by the HEIs to favor the SDGs.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8502
Data do documento: 2024
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