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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8471
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação popular onde falta a escola pública |
Autor(es): | AGNES CRISTINE DUAILIBI VIANA |
Primeiro orientador: | MIRIAN LANGE NOAL |
Resumo: | O presente artigo é fruto de inquietações pessoais, sociais, políticas e educacionais. Apresenta o percurso de uma pesquisa bibliográfica, efetivada no período de março de 2023 a fevereiro de 2024, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Reconhece a educação escolar como direito social cidadão, mas, dialeticamente, questiona as dinâmicas colonizadoras e excludentes que atingem, historicamente, os percursos escolares das classes trabalhadoras na educação básica. Com essa contextualização, elaborei as perguntas que nortearam a pesquisa: O que é educação popular? Como aconteceu e acontece a educação popular no Brasil? A quais interesses atendem, historicamente, as escolas públicas brasileiras? Quais as suas funções políticas-sociais-educacionais? Essas funções estão sendo cumpridas? Como aproximar os saberes populares dos saberes escolares no exercício da práxis que transforma? A partir dessas perguntas defini como objetivo geral: revisitar as nascentes políticas e históricas da educação popular para problematizar os currículos e as práticas político-pedagógicas de escolas públicas, na busca de ampliar e significar o percurso escolar de famílias das classes trabalhadoras. Os caminhos metodológicos se fizeram com buscas em livros e sites acadêmicos, a partir das palavras-chave, com leituras e fichamentos. Fundamentada em experiências pessoais e familiares, nos estudos realizados e nas reflexões efetivadas, é possível concluir que a educação escolar, como direito constitucional, não tem conseguido assegurar, além do acesso, a permanência em escolas que reconheçam os saberes da educação popular como legítimos, em diálogo com os conhecimentos escolares. Sendo assim, permanecem os altos índices de não aprendizagem, de reprovações e de evasões escolares. A pesquisa efetivada, possibilita afirmar que os saberes e as sabedorias da educação popular, vividos no cotidiano da vida, são fundamentais para significar os percursos escolares, ampliando e fortalecendo a construção de escolas públicas contra-hegemônicas e emancipatórias, pois o encontro do ser, do pensar e do fazer segue sendo um caminho necessário e transformador. |
Abstract: | O presente artigo é fruto de inquietações pessoais, sociais, políticas e educacionais. Apresenta o percurso de uma pesquisa bibliográfica, efetivada no período de março de 2023 a fevereiro de 2024, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Reconhece a educação escolar como direito social cidadão, mas, dialeticamente, questiona as dinâmicas colonizadoras e excludentes que atingem, historicamente, os percursos escolares das classes trabalhadoras na educação básica. Com essa contextualização, elaborei as perguntas que nortearam a pesquisa: O que é educação popular? Como aconteceu e acontece a educação popular no Brasil? A quais interesses atendem, historicamente, as escolas públicas brasileiras? Quais as suas funções políticas-sociais-educacionais? Essas funções estão sendo cumpridas? Como aproximar os saberes populares dos saberes escolares no exercício da práxis que transforma? A partir dessas perguntas defini como objetivo geral: revisitar as nascentes políticas e históricas da educação popular para problematizar os currículos e as práticas político-pedagógicas de escolas públicas, na busca de ampliar e significar o percurso escolar de famílias das classes trabalhadoras. Os caminhos metodológicos se fizeram com buscas em livros e sites acadêmicos, a partir das palavras-chave, com leituras e fichamentos. Fundamentada em experiências pessoais e familiares, nos estudos realizados e nas reflexões efetivadas, é possível concluir que a educação escolar, como direito constitucional, não tem conseguido assegurar, além do acesso, a permanência em escolas que reconheçam os saberes da educação popular como legítimos, em diálogo com os conhecimentos escolares. Sendo assim, permanecem os altos índices de não aprendizagem, de reprovações e de evasões escolares. A pesquisa efetivada, possibilita afirmar que os saberes e as sabedorias da educação popular, vividos no cotidiano da vida, são fundamentais para significar os percursos escolares, ampliando e fortalecendo a construção de escolas públicas contra-hegemônicas e emancipatórias, pois o encontro do ser, do pensar e do fazer segue sendo um caminho necessário e transformador. |
Palavras-chave: | Educação Popular Escola Pública Movimentos Sociais Currículo Práxis político-pedagógica |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8471 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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