Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/846
Tipo: Dissertação
Título: A mediação pedagógica na constituição do leitor
Autor(es): Nita, Sônia Mara
Primeiro orientador: Osório, Alda Maria do Nascimento
Abstract: Este estudo intitulado “A Mediação Pedagógica na Constituição do Leitor”1 originou-se da preocupação com as dificuldades dos alunos em relação a leitura e, buscando informações sobre esse fato educacional, focou-se em um dos meandros possíveis para tal acontecimento, o professor. A pesquisa teve como propósito investigar a mediação pedagógica da leitura de quatro professoras atuantes em turmas da 4ª série do ensino fundamental, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa de três escolas da rede Estadual do município de Cacoal/RO, bem conhecer suas concepções de leitura e instrumentos mediadores utilizados. Para tal, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, e observações em sala de aula. Com a análise desses dados, evidenciou-se que as professoras confundem-se nos conceitos de mediação e sobre as novas concepções de leitura. Em algumas práticas de mediação da leitura prevalece a concepção tradicional de ensino da leitura, e em algumas salas, o livro didático é a única fonte de leitura, restringindo o uso de outros materiais que possibilitariam o hábito de ler nos alunos. Constatou-se que em vários momentos as discussões sobre o texto são tratadas de maneira superficial, não há uma reflexão sobre elementos estruturais das tipologias textuais e seus efetivos usos no meio social. Destaca-se que apenas uma professora atua efetivamente como mediadora, disponibilizando atividades e materiais diferenciados que promovem a interação e interesse dos alunos pela leitura, e colaboram com a constituição do sujeito para uma prática social da leitura.
This study "the Pedagogical Mediation in the Reader’s Constitution" originated from the concern with students difficulties in relation the reading and searching information about this educational fact, it was focused in one of the possible ways for such event, the professor. The research had as intention to investigate four operating teachers in their reading’s pedagogical mediation about groups of fourth grade in the basic education, specifically in the Portuguese Language lessons, in three State schools in Cacoal/RO, know their conceptions of reading and mediating instruments used. For such, it was realized a research having as instruments data collection half-structuralized interviews, and comments in the classroom. With the analysis of these data, it was proven that the teachers confuse themselves in the mediation’s concepts and about the new reading’s conceptions. In some reading practical mediation prevail the traditional education reading conception, and in some rooms the didactic book is the only reading source, restricting the use of other materials that would make possible the habit to read in the students. It was evidenced that at some moments the quarrels on the text are dealt with superficial way, doesn’t have a reflection on structural elements the literal kind and its effective uses in the social environment. It is distinguished that only one teacher acts effectively as mediating, offering differentiated activities and materials that promote the interaction and students’ interest for the reading, and collaborate with the constitution of citizen to the reading’ social practical.
Palavras-chave: Formação de Leitores
Leitura
Ensino Fundamental
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/846
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sônia Mara Nita.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.