Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8469
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: (IN)DISCIPLINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Autor(es): MAÍRA EULINA MENEZES DO NASCIMENTO E MEDEIROS
Primeiro orientador: SANDRA NOVAIS SOUSA
Resumo: O artigo aborda a temática da disciplina e indisciplina na Educação Infantil. Tem por objetivo geral compreender o que dizem as pesquisas acadêmicas sobre as formas como as questões relacionadas à indisciplina escolar são tratadas quando se refere a crianças da Educação Infantil. Partiu-se da seguinte problemática: como valorizar a atuação da criança como protagonista do processo de aprendizagem, bem como suas manifestações de criatividade e/ou espontaneidade, diante dos desafios de gestão dos tempos e espaços de aprendizagem nas salas de educação infantil? Para tanto, a pesquisa pautou-se, na perspectiva da pesquisa qualitativa, no mapeamento e análise das produções acadêmicas sobre o tema. Os resultados apontaram a necessidade de formação inicial e continuada dos/as professores/as, diretores/as e demais integrantes do ambiente escolar que aborde conceitualmente as questões de disciplina e indisciplina; bem como que haja maiores estudos sobre o tema, principalmente na perspectiva da narrativa infantil.
Abstract: The article addresses the topic of discipline and indiscipline in Early Childhood Education. Its general objective is to understand what academic research says about the ways in which issues related to school indiscipline are dealt with when it comes to children in Early Childhood Education. The starting point was the following problem: how to value the child's role as protagonist of the learning process, as well as their manifestations of creativity and/or spontaneity, given the challenges of managing time and learning spaces in early childhood education classrooms? To this end, the research was based, from the perspective of qualitative research, on the mapping and analysis of academic productions on the topic. The results highlighted the need for initial and continued training of teachers, principals and other members of the school environment that conceptually addresses issues of discipline and indiscipline; as well as that there be further studies on the topic, mainly from the perspective of children's narratives.
Palavras-chave: Indisciplina
Educação Infantil
Disciplina
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8469
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11792.pdf545,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.