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Tipo: Dissertação
Título: TURNOVER DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO: uma proposta de modelo de gestão de perda de conhecimento para instituições federais de ensino
Autor(es): Rogerio Carvalho Andrade
Primeiro orientador: Marco Antonio Costa da Silva
Resumo: O conhecimento organizacional desempenha um importante papel estratégico nas organizações contemporâneas, imprescindível para a consecução de seus objetivos e para a manutenção da competitividade. Um risco associado à gestão é a perda do conhecimento organizacional devido ao turnover de funcionários. Em organizações públicas, o problema é acentuado pelo sistema de reposição dos servidores, que tende a ser um processo lento. Assim, as organizações públicas têm considerado cada vez mais os riscos associados à perda dos conhecimentos tácito e explícito e desenvolvendo ações de compartilhamento e codificação por meio das ferramentas e processos de gestão do conhecimento (GC). Nesse contexto, quando analisadas as taxas de vacâncias no serviço público federal, a partir de 2020, constata-se que as Instituições Federais de Ensino (Ifes) têm sido um dos setores mais afetados pela problemática no Brasil. A pesquisa, desse modo, tem por objetivo propor um modelo de gestão da perda do conhecimento devido ao turnover dos servidores técnico-administrativos das Ifes. Para a consecução desse fim, o estudo seguiu uma metodologia de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, pautando-se na estratégia de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa teórica e documental e por entrevistas. A pesquisa documental abarcou dados estatísticos oficiais, legislações pertinentes e documentos institucionais de gestão da Ifes selecionada. Os dados coletados foram tratados e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. O modelo de GC resultante é uma proposição que considera os fatores humanos, organizacionais, de TI e de gestão que objetiva uma melhor eficiência organizacional, alinhado à realidade dos processos de trabalho dos técnico-administrativos em educação das Ifes do Brasil. Além da proposição de um modelo, a pesquisa, alinhada aos propósitos da GC na Administração Pública, realiza uma análise crítica dos modelos de GC já empregados no setor público brasileiro e contribui no desenvolvimento teórico no exame da interseção entre gestão do conhecimento e turnover, preenchendo uma lacuna na ainda em formação literatura acadêmica nacional sobre esses temas.
Abstract: Organizational knowledge plays an important strategic role in contemporary organizations, essential for achieving their objectives and maintaining competitiveness. A risk associated with management is the loss of organizational knowledge due to employee turnover. In public organizations, the problem is accentuated by the server replacement system, which tends to be a slow process. Thus, public organizations have increasingly considered the risks associated with the loss of tacit and explicit knowledge and developing sharing and codification actions through knowledge management (KM) tools and processes. In this context, when analyzing vacancy rates in the federal public service, as of 2020, it appears that Federal Education Institutions (FEI) have been one of the sectors most affected by the problem in Brazil. The research, therefore, aims to propose a model for managing the loss of knowledge due to the turnover of technical-administrative employees at FEI. To achieve this purpose, the study followed a qualitative approach methodology, descriptive in nature, based on the case study strategy. Data were obtained through theoretical and documentary research and interviews. The documentary research covered official statistical data, relevant legislation and institutional management documents from the selected FEI. The collected data was processed and analyzed using the Content Analysis technique. The resulting KM model is a proposition that considers human, organizational, IT and management factors that aims to achieve better organizational efficiency, aligned with the reality of the work processes of technical-administrative professionals in education at FEI in Brazil. In addition to proposing a model, the research, aligned with the purposes of KM in Public Administration, carries out a critical analysis of KM models already used in the Brazilian public sector and contributes to theoretical development in examining the intersection between knowledge management and turnover, filling out a gap in the still emerging national academic literature on these topics.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8468
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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