Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/845Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Porfirio, Sonia Mara Flores da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2011-11-17T11:57:45Z | - |
| dc.date.available | 2021-09-30T19:56:24Z | - |
| dc.date.issued | 2001 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/845 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar, no movimento da sociedade moderna, a proposta de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, elaborada para as escolas dos acampamentos e assentamentos coordenados. O período escolhido para estudo corresponde a 1984–2001. Como referência documental básica, o trabalho utiliza os documentos produzidos pelo Setor de Educação do MST, os quais representam o campo empírico da pesquisa. Além dos documentos editados pelo MST, recorremos, ainda, à produção de intelectuais da academia que têm colaborado efetivamente para a elaboração e compreensão do projeto educacional desse movimento social. O trabalho está estruturado em três capítulos. Nos dois primeiros capítulos, realizou-se a descrição da proposta de educação e a concepção educacional que norteia a ação pedagógica nas escolas dos assentamentos e acampamentos, em sua forma mais elaborada e atual. Ressaltou-se, nessa descrição, a posição dos aliados e dos opositores dessa forma educacional na sociedade. No terceiro capitulo, desenvolveu-se a análise dos percalços evidenciados no palmilhar do discurso da proposta de educação do MST, frente ao movimento histórico da sociedade moderna. Esse estudo partiu do pressuposto de que o MST é o princípio educativo da ação pedagógica dos sem terra. Nesse capítulo procurou-se, também, evidenciar os percalços do MST na formação dos intelectuais “orgânicos” para a pretendida transformação social. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Movimento dos Sem-Terra | pt_BR |
| dc.subject | Projeto Educacional | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.title | A pedagogia do MST: para além do seu próprio movimento | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Valente, Ana Lucia Eduardo Farah | - |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Sonia Mara Flores da Silva Porfirio.pdf | 881,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


