Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorfirio, Sonia Mara Flores da Silva-
dc.date.accessioned2011-11-17T11:57:45Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:24Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/845-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar, no movimento da sociedade moderna, a proposta de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, elaborada para as escolas dos acampamentos e assentamentos coordenados. O período escolhido para estudo corresponde a 1984–2001. Como referência documental básica, o trabalho utiliza os documentos produzidos pelo Setor de Educação do MST, os quais representam o campo empírico da pesquisa. Além dos documentos editados pelo MST, recorremos, ainda, à produção de intelectuais da academia que têm colaborado efetivamente para a elaboração e compreensão do projeto educacional desse movimento social. O trabalho está estruturado em três capítulos. Nos dois primeiros capítulos, realizou-se a descrição da proposta de educação e a concepção educacional que norteia a ação pedagógica nas escolas dos assentamentos e acampamentos, em sua forma mais elaborada e atual. Ressaltou-se, nessa descrição, a posição dos aliados e dos opositores dessa forma educacional na sociedade. No terceiro capitulo, desenvolveu-se a análise dos percalços evidenciados no palmilhar do discurso da proposta de educação do MST, frente ao movimento histórico da sociedade moderna. Esse estudo partiu do pressuposto de que o MST é o princípio educativo da ação pedagógica dos sem terra. Nesse capítulo procurou-se, também, evidenciar os percalços do MST na formação dos intelectuais “orgânicos” para a pretendida transformação social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento dos Sem-Terrapt_BR
dc.subjectProjeto Educacionalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleA pedagogia do MST: para além do seu próprio movimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Valente, Ana Lucia Eduardo Farah-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sonia Mara Flores da Silva Porfirio.pdf881,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.