Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8451
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA
Autor(es): Luana Ayala Firmo
Primeiro orientador: DAIANI DAMM TONETTO RIEDNER
Resumo: Resumo: este artigo analisa a importância das competências digitais na formação inicial de professores, destacando sua relevância no contexto da cultura digital contemporânea. Inicialmente, discute-se o conceito de competências digitais na educação e sua importância para a prática pedagógica. Em seguida, é apresentada a matriz de competências digitais do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), para compreensão do que se espera no desenvolvimento de competências digitais na formação inicial de professores. Por fim, realiza-se uma análise do projeto pedagógico de curso (PPC) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de identificar como as competências digitais estão integradas à formação inicial de professores. Os resultados apontam para a necessidade de discussão e reestruturação colaborativa do currículo, que possibilitem uma formação transversal para o desenvolvimento de competências digitais em todas as áreas de atuação do licenciado em Pedagogia.
Abstract: This article analyzes the importance of digital skills in initial teacher training, highlighting their relevance in the context of contemporary digital culture. Initially, the concept of digital skills in education and its importance for pedagogical practice are discussed. Next, the digital skills matrix from the Innovation Center for Brazilian Education (CIEB) is presented to understand what is expected in the development of digital skills in initial teacher training. Finally, an analysis of the pedagogical course project (PPC) of the Pedagogy course at the Faculty of Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul is carried out, with the aim of identifying how digital skills are integrated into initial teacher training. The results point to the need for discussion and collaborative restructuring of the curriculum, which allows transversal training for the development of digital skills in all areas of activity of the Pedagogy graduate.
Palavras-chave: Competências digitais. Formação inicial de professores. Cultura digital. Curso de Pedagogia.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8451
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11729.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.