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Tipo: Tese
Título: Olhares, Sentidos e Recontextualizações sobre a Política Pública Educacional “Ensino Médio Em Tempo Integral” no Estado de Mato Grosso – Escolas Plenas
Autor(es): Gresiela Ramos de Carvalho Souza
Primeiro orientador: Marcio Antonio da Silva
Resumo: A presente tese tem por objetivo investigar como se dá o processo de recontextualização curricular da política pública educacional “Ensino Médio em Tempo Integral” pelos discentes, docentes e técnicos pedagógicos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em Escolas Plenas do Estado de Mato Grosso” e qual é o papel da Educação Matemática nesse contexto. Para tanto, o processo de construção da escrita e da pesquisa é ancorado em três teóricos. O primeiro deles, Bertolt Brecht, contribui no estilo da escrita de peças teatrais didáticas, possibilitando, por meio dos atos e cenas elaboradas, descrever situações – pessoais, acadêmicas e profissionais – e dialogar nos ambientes acadêmicos, institucionais e escolares. O segundo, Stephen Ball, fundamenta o conceito de ciclo de políticas públicas para analisar a política pública educacional “Ensino Médio em Tempo Integral” (EMTI), instituída por força normativa, Medida Provisória 746/2016, que, no ano seguinte, tornou-se a Lei Federal nº 13.415/2017, alterando dispositivos da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB). Por fim, Basil Bernstein recorre-se ao conceito de recontextualização, que auxilia no entendimento do trajeto percorrido entre a política oficial e a política realizada na escola pelos sujeitos/atores responsáveis pela ‘atuação/encenação’ da política investigada. Esse arcabouço teórico-documental-metodológico possui características de pesquisa qualitativa, em que são utilizadas como instrumentos de produção de dados entrevistas não estruturadas, realizadas com discentes, professores, orientadores de área, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e técnicas pedagógicas, todas gravadas em áudio e, após, transcritas. As falas foram contextualizadas por informações adicionais inseridas pela pesquisadora na busca descrever a situação vivenciada. Toda a escrita da tese é construída em forma de diálogos, baseada no Teatro Brechtiano. É importante ressaltar que não é pretensão deste estudo abarcar todas as recontextualizações feitas por tantos sujeitos/atores no processo de atuação/encenação, por isso, discutem-se alguns mais demoradamente, enquanto outros são apenas identificados ou mesmo não pontuados. Neste processo de interpretação/recontextualização no contexto da prática, podem-se observar valores locais e pessoais dos sujeitos/atores investigados, e, diante da peculiaridade e da individualidade desse processo, identificam-se algumas recontextualizações. Entre as inúmeras recontextualizações promovidas nesses ambientes, discutem-se as que se referem à ampliação da carga horária, à necessidade de preencher esse tempo adicional com novos componentes curriculares e, por fim, a um novo fazer pedagógico para as Escolas Plenas (como são chamadas as escolas de EMTI em Mato Grosso, que hoje também atendem o ensino fundamental nos anos finais). Além disso, citam-se algumas ações pedagógicas ocorridas durante a pandemia, integradas à tese em virtude do momento vivido. Como resultado, a pesquisa aponta para uma adição intencional desses componentes curriculares no sentido de inserir conteúdos alinhados às propostas neoliberais com vistas à condução dos jovens ao mercado de trabalho, à sua responsabilização no processo de elaboração do projeto de vida, bem como à utilização da matemática como ferramenta de análise para subsidiar escolhas e decisões. Palavras-chave: Teatro didático. Ciclo Contínuo de Política. Recontextualização. Educação Matemática. Ensino Médio em Tempo Integral – Escola Plena.
Abstract: This thesis aims to investigate how the process of curricular recontextualization of the public educational policy “Full-Time High School” takes place by students, teachers and pedagogical technicians from the State Department of Education (Seduc) in Full Schools in the State of Mato Grosso” and what is the role of Mathematics Education in this context. To this end, the writing and research construction process is anchored in three theorists. The first of them, Bertolt Brecht, contributes to the style of writing didactic theatrical plays, making it possible, through elaborate acts and scenes, to describe situations – personal, academic, and professional and to dialogue in academic, institutional and school environments. The second, Stephen Ball, bases the concept of public policy cycle to analyze the public educational policy “Full-time Secondary Education” (EMTI), established by normative force (Provisional Measure 746/2016), which, in the following year, became Federal Law No. 13,415/2017, amending the National Education Guidelines and Base Law (LDB). Finally, from Basil Bernstein, the concept of recontextualization is used, which helps to understand the path taken between official policy and the policy carried out at school by the subjects/actors responsible for the ‘performance/staging’ of the policy investigated. This theoretical-documentary-methodological framework has characteristics of qualitative research, in which unstructured interviews are used as data production instruments, carried out with students, teachers, area advisors, pedagogical coordinators, school directors and pedagogical techniques, all recorded on audio and then transcribed. The statements were contextualized by additional information inserted by the researcher in an attempt to describe the situation experienced. All the writing of the thesis is constructed in the form of dialogues, based on Brechtian Theater. It is important to highlight that this study does not intend to cover all the recontextualizations made by so many subjects/actors in the acting/staging process, therefore, some are discussed at greater length, while others are only identified, or even not punctuated. In this process of interpretation/recontextualization in the context of practice, local and personal values of the subjects/actors investigated can be observed, and given the peculiarity and individuality of this process, some recontextualizations are identified. Among countless recontextualizations promoted in these environments, those that refer to the expansion of the workload, the need for a curriculum to fill this additional time, with new curricular components and, finally, a new pedagogical approach for Full-Time Schools (as the EMTI schools in Mato Grosso are called, today they serve elementary education in the final years as well). In addition, some pedagogical actions that took place during the pandemic are also mentioned, integrated into the thesis due to the moment experienced. As result, the research points to an intentional addition of these curricular components for the insertion of content aligned with neoliberal proposals aimed at leading young people to the job market, their accountability in the process of preparing their life project, as well as the use of mathematics as a tool for analysis to support choices and decisions. Keywords: Didactic theater. Continuous Policy Cycle. Recontextualization. Mathematics Education. Full-Time High School.
Palavras-chave: Teatro didático. Ciclo Contínuo de Política. Recontextualização. Escola Plena. Ensino Médio em Tempo Integral.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8430
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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