Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJAQUELINE GONÇALVES DE SOUZA-
dc.date.accessioned2024-02-20T15:45:09Z-
dc.date.available2024-02-20T15:45:09Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8421-
dc.description.abstractThe Guided Teaching Activity (AOE) is pointed out in the literature as a fundamental proposal for the materialization of pedagogical activity and has contributed to studies and reflections on the processes of organization of teaching and learning activities, both in student training and in teacher training. By taking such statements as a presupposition, we seek in this research to unveil which implications of AOE in the continuous training of teachers who teach Mathematics in basic education are pointed out in the Brazilian researches (dissertations and theses) already developed. To this end, we opted for a bibliographic research based on the assumptions of the Activity Theory and the Guiding Teaching Activity, both supported by the Historical-cultural Theory. In its context, we analyzed the results of 27 researches, 21 dissertations and 6 theses captured in the databases of the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), with the purpose of verifying what these studies point in this sense. The methodological resources based on the precepts of the method structured by Vygotsky bring in their essence the concept of unity as the basis for the selection, organization and analysis of data. As a unit of analysis, we consider the modes of organization of the training processes revealed in the selected dissertations and theses. As actions that potentiate changes, the researches pointed out challenges, difficulties and overcoming the limitations revealed in the training movements structured by the AOE. Furthermore, that the appropriation of the concept and its conceptual links provided by the teaching actions based on the AOE were configured beyond being an initial action, since such movement made it possible to guide the following actions. Planning was pointed out as a driver of the appropriation of the concept in its logical and historical movement, for the constitution of the historical synthesis of the concept-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da Atividade-
dc.subjectAtividade Orientadora de Ensino-
dc.subjectFormação Contínua-
dc.subjectEducação Básica.-
dc.titleATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: análise de pesquisas desenvolvidaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Neusa Maria Marques de Souza-
dc.description.resumoA Atividade Orientadora de Ensino (AOE) é apontada na literatura como uma proposta fundamental para a materialização da atividade pedagógica e tem contribuído para estudos e reflexões sobre os processos de organização da atividade de ensino e da atividade de aprendizagem, tanto na formação de estudantes como na formação docente. Ao tomar tais afirmações como pressuposto, buscamos nessa pesquisa desvelar quais implicações da AOE na formação contínua de professores que ensinam Matemática na educação básica são apontadas nas pesquisas brasileiras (dissertações e teses) já desenvolvidas. Para tal, optamos por uma pesquisa de cunho bibliográfico baseada nos pressupostos da Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino, ambas sustentadas pela Teoria Histórico-cultural. Em seu contexto, analisamos os resultados de 27 pesquisas, sendo 21 dissertações e 6 teses captadas nas bases do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o propósito de verificar o que esses estudos apontam nesse sentido. Os recursos metodológicos baseados nos preceitos do método estruturado por Vigotski trazem em sua essência o conceito de unidade como base da seleção, organização e análise dos dados. Como unidade de análise consideramos os modos de organização dos processos de formação revelados nas dissertações e teses selecionadas. Como ações potencializadoras de mudanças, as pesquisas apontaram desafios, dificuldades e superação das limitações revelados nos movimentos de formação estruturados pela AOE. Ainda, que a apropriação do conceito e seus nexos conceituais propiciados pelas ações de ensino com base na AOE configuraram-se para além de ser uma ação inicial, porquanto tal movimento possibilitou nortear as ações seguintes. O planejamento foi apontado como impulsionador da apropriação do conceito no seu movimento lógico e histórico, para a constituição da síntese histórica do conceito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado_JaquelineGonçalvesdeSouza_Final_UFMS_pdf.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.