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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/839
Tipo: | Dissertação |
Título: | Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, PROFA : da teoria à prática na REME de Três Lagoas, MS |
Autor(es): | Bispo, Silvana Alves da Silva |
Primeiro orientador: | Mello, Lucrécia Stringhetta |
Abstract: | A presente pesquisa desenvolve estudo sobre a formação continuada, tendo como enfoque a implementação do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA). Contextualiza-se no Município de Três Lagoas/MS, e a pesquisa de campo ocorre com 92 sujeitos participantes do curso no período de 2002/2003 com os quais se busca as mudanças ocorridas na prática pedagógica. Tomamos como referência teórica os autores: Pimenta (1994, 1996), Nóvoa (1995, 1999), Schön (1995; 2000), Zeichener (1995), Alarcão (1996), Ferreiro e Teberosky (1986), Magda Soares (2002), Smith (1999) além de outros. Os estudos empreendidos para o desenvolvimento metodológico seguem os pressupostos da pesquisa qualitativa, sendo que, para a coleta de dados utilizam-se instrumentos como: questionários, entrevista semi-estruturada e análise dos documentos pertinentes ao programa. Para interpretação e análise dos dados, tomou-se a orientação da análise de conteúdo (Bardin, 1977) e, elegemos as categorias explicativas extraídas das asserções discursivas. Noventa e dois profissionais foram envolvidos: professores/alfabetizadores, supervisores, diretores, uma formadora e a coordenadora do PROFA a nível nacional. Depreende-se dos resultados que: o PROFA contribuiu para desenvolvimento da postura reflexiva perante a própria prática, reconceptualização do conceito de alfabetização, avaliação, momentos de partilha de saberes e experiência, bem como o hábito de estudo. Os sujeitos evidenciam que a falta de continuísmo das políticas públicas desfavorece a continuidade do trabalho pedagógico, bem como, o número excessivo de alunos em sala de aula e a falta de acompanhamento pedagógico em muitas escolas. O estudo aponta para a necessidade de um debate mais aprofundado sobre as ações de formação docente onde os mesmos sintam-se participantes ativos, ou seja, uma educação continuada com alcance real que favoreça a assessoria no cotidiano. This research develops a study on ongoing formation, focusing on the implementation of the Training Program of Literacy Teachers [PROFA]. It is situated in the municipality of Três Lagoas [MS], using as its reference the ninety-two participants of the course during the year 2002/2003, and their repercussion on pedagogical practice. We used the theoretical framework of the following authors: Pimenta (1994, 1996), Nóvoa (1995, 1999), Schön (1995; 2000), Zeichener (1995), Alarcão (1996), Ferreiro e Teberosky (1986), Magda Soares (2002), Smith (1999), among others. The studies used for the methodological development followed presuppositions of the qualitative research: data collection was done through questionnaires, semi-structured interviews and the analysis of the program’s documents. We used the technique of discourse analysis [Bardin, 1977] and with the aid of the analytical grill selected explicative categories from discursive assertions. Ninety-two professors/literacy teachers, supervisors, directors, a trainer and a national-level coordinator of the PROFA were involved. Results showed that the PROPFA contributed to the development of a reflexive postures facing proper practice, reconceptualization of the concept of literacy training, evaluation, the sharing of knowledge and experiences, the habit of study, really effective continuous education, and daily consultancy. Participants evidenced the lack of continuity of public policies that disfavors the continuity of pedagogical work as well as the excessive numbers of students in classrooms, and the lack of pedagogical accompaniment in many schools. The study showed the necessity of a deeper debate on the teacher training actions where they can feel they are really participating. |
Palavras-chave: | Formação Continuada do Professor Alfabetização Prática de Ensino |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/839 |
Data do documento: | 2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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