Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8375
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: NOÇÕES DO PORTUNHOL NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL – CPAN-UFMS NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA
Autor(es): JENNYFFER ORTIZ SOARES FREITAS
Primeiro orientador: SUZANA VINICIA MANCILLA BARREDA
Resumo: Ao longo dos anos convivendo entre o português e o espanhol, tive a oportunidade de observar a existência de uma mistura das duas línguas na fronteira Brasil/Bolívia: Corumbá – Puerto Quijarro que, a priori, denominarei portunhol. Tendo como ponto de partida o contato linguístico entre falantes de português e espanhol na fronteira, investigo entre acadêmicos do curso de Letras Português e Espanhol, do Campus do Pantanal da UFMS, suas percepções acerca do portunhol. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com o uso de questionários semiestruturados aplicados aos estudantes de Letras para alcançar o objetivo de conhecer as noções dos entrevistados com relação ao tema proposto abordando questões como idade, lugar de origem, percepção sobre a mistura de línguas e exemplos de uso do portunhol. Os resultados apontam para uma compreensão positiva da diversidade linguística, com destaque para o uso do portunhol em feiras livres e a liderança dos brasileiros na prática desse fenômeno linguístico. A análise dos dados evidencia a aceitação do portunhol como forma eficaz de comunicação especialmente em interações comerciais. A pesquisa também destaca o predomínio do uso do portunhol entre adultos e a percepção de que os brasileiros são os principais falantes desse fenômeno na região, destacando fatores como preconceito e a necessidade de comunicação eficaz com falantes de espanhol.
Abstract: A lo largo de los años de convivencia entre portugués y español, tuve la oportunidad de observar la existencia de una mezcla de las dos lenguas en la frontera Brasil/Bolivia: Corumbá – Puerto Quijarro al que, a priori, llamaré Portuñol. Tomando como punto de partida el contacto lingüístico entre hablantes de portugués y hispanohablantes en esta frontera, este trabajo investiga entre estudiantes del curso de Letras Portugués y Español, del Campus Pantanal de la UFMS, sus percepciones sobre el portuñol. Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria en la que hago uso de cuestionarios semiestructurados aplicados a estudiantes de Letras para lograr el objetivo de conocer las nociones de los entrevistados respecto al tema propuesto, abordando cuestiones como edad, lugar de procedencia, percepción sobre la mezcla de lenguas y ejemplos del uso del portuñol. Los resultados apuntan a una comprensión positiva de la diversidad lingüística, con énfasis en el uso del portuñol en las ferias libres y el liderazgo de los brasileños en la práctica de este fenómeno lingüístico. El análisis de los datos destaca la aceptación del portuñol como una forma eficaz de comunicación, especialmente en las interacciones comerciales. La investigación también destaca el predominio del uso de portuñol entre los adultos y la percepción de que los brasileños son los principales hablantes de este fenómeno en la región, destacando factores como los prejuicios y la necesidad de una comunicación efectiva con los hispanohablantes.
Palavras-chave: Portunhol
Fronteira Corumbá
Línguas em contato
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8375
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11074.pdf505,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.