Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8344
Tipo: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO SOBRE A COMUNIDADE SURDA DE SINOP - MT |
Autor(es): | flavio penteado de souza |
Primeiro orientador: | Flavia Freire Dalmaso |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo compreender através de um mapeamento antropológico os discursos e as práticas que são produzidas em torno da surdez e das pessoas surdas por Surdos, seus familiares e profissionais da área de saúde e da educação do município de Sinop, em Mato Grosso. Este estudo propõe uma abordagem qualitativa etnográfica a partir dos campos de vivência das pessoas surdas, tais como: escolas, postos de saúde, igrejas e eventos que contam com a participação de Surdos e ouvintes. Os meus interlocutores Surdos se identificam como “pessoas surdas”, isso independente de seu grau de perda auditiva, diferentemente das classificações utilizadas no campo da saúde. As pessoas surdas se caracterizam a partir de sua identidade enquanto falantes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e participantes da Associação de Surdos como uma espécie de comunidade que abriga não somente Surdos, mas também seus familiares e amigos ouvintes e Tradutores Intérpretes de Libras (Tils). Na prática, a concepção sobre ser “Surdo” é precedida pelo autorreconhecimento e o sentimento de pertencimento da comunidade surda, como afirmam meus interlocutores. Em linhas gerais, a partir da Associação de Surdos de Sinop (Assinop), apresento os entrelaçamentos do que é a Cultura, Comunidade e Identidade Surda e o que estes conceitos têm a dizer sobre esses sujeitos que vivem de um modo particular que diverge da identidade dos ouvintes, que são as pessoas falantes das línguas orais. Para meus interlocutores a Assinop é seu principal ponto de referência e por meio dela lutam por valorização de sua língua, a inserção no mercado de trabalho, busca por maior acessibilidade na área da saúde, uma educação inclusiva e humanizadora, promoção de cursos de ensino de Libras para ouvintes e Surdos, entre outras ações. |
Abstract: | This research aims to understand, through anthropological mapping, the discourses and practices that are produced around deafness and deaf people by deaf people, their families and health and education professionals in the municipality of Sinop, in Mato Grosso. This study proposes a qualitative ethnographic approach based on the fields in which deaf people live, such as schools, health centers, churches and events attended by deaf and hearing people. My Deaf interlocutors identify themselves as "deaf people", regardless of their degree of hearing loss, unlike the classifications used in the health field. Deaf people are characterized by their identity as speakers of the Brazilian Sign Language (Libras) and participants in the Association of the Deaf as a kind of community that houses not only Deaf people, but also their hearing family and friends and Libras Interpreter Translators (Tils). In practice, the concept of being "Deaf" is preceded by self-recognition and a sense of belonging to the Deaf community, as my interlocutors say. In general terms, from the Association of the Deaf of Sinop (Assinop), I present the interweaving of Deaf Culture, Community and Identity and what these concepts have to say about these individuals who live in a particular way that differs from the identity of listeners, who are speakers of oral languages. For my interlocutors, Assinop is their main point of reference and through it they fight for the valorization of their language, insertion into the job market, the search for greater accessibility in the health area, an inclusive and humanizing education, the promotion of Libras teaching courses for listeners and Deaf people, among other actions. |
Palavras-chave: | Educação. Resistência. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8344 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
FLÁVIO PENTEADO DE SOUZA - DISSERTAÇÃO - PPGAS UFMS.pdf | 490,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.