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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8342
Tipo: | Tese |
Título: | "O homem que ri: um estudo das representações do Coringa |
Autor(es): | Isabella Pereira Marucci |
Primeiro orientador: | Ramiro Giroldo |
Resumo: | A proposta deste trabalho é analisar a construção do arqui-inimigo de Batman, o Coringa, ao longo das décadas que sucedem à sua primeira aparição até os dias atuais. O objetivo se concentra em perceber os elementos que compõem e formam o personagem, que demonstra complexidade na delimitação de sua personalidade, como, por exemplo, devido à falta de uma origem definida. Além, suas relações com a violência e a insanidade também serão discutidas. Criado como algo passageiro em 1940, tendo como uma de suas referências a aparência de Conrad Veidt em o homem que ri, Coringa permanece vivo na cultura pop e passeia por diferentes narrativas, desde as HQs, como os filmes, séries e vídeo games. Sua presença desencadeia reflexões em torno da sociedade e dos valores, os quais o vilão procura desconstruir, até mesmo questionando o viés heroico de Batman. Suas inúmeras representações, embora diferentes entre si, nos permitem reconhecer o príncipe palhaço do crime pela manutenção dos elementos que o configuram como tal. A análise é fundamentada pelos estudos acerca da linguagem das histórias em quadrinhos, do audiovisual e da violência e representação, a partir de autores como Scott McCloud, Will Eisner, Jennifer Van Sijll, Ismael Xavier, Freud, Umberto Eco, Grant Morrison, entre outros. PALAVRAS-CHAVE: Coringa; Batman; HQs; violência |
Abstract: | The purpose of this work is to analyze the construction of Batman's archenemy, the Joker, over the decades that follow his first appearance to the present day. The objective focuses on perceiving the elements that compose and form the character, who demonstrates complexity in the delimitation of his personality, such as, for example, due to the lack of a defined origin. In addition, its relationships with violence and insanity will also be discussed. Created as something fleeting in 1940, having Conrad Veidt's apparency in the man who laughs as one of its references, Joker remains alive in pop culture and walks through different narratives, from comics, to movies, series and video games. His presence triggers reflections around society and values, which the villain seeks to deconstruct, even questioning Batman's heroic bias. His numerous representations, although different from each other, allow us to recognize the clown prince of crime by maintaining the elements that configure him as such. The analysis is based on studies about the language of comics, audiovisual and violence and representation, based on authors such as Scott McCloud, Will Eisner, Jennifer Van Sijll, Ismael Xavier, Freud, Umberto Eco, Grant Morrison, among others. KEYWORDS: Joker; Batman; Comics; violence. |
Palavras-chave: | Coringa Batman HQs violência. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8342 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
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