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Tipo: Dissertação
Título: OS FILHOS BRANCOS DA FÉ DE NEGRA RAIZ: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO EM UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ DE CAMPO GRANDE – MS
Autor(es): GABRIEL PEREIRA GARCIA
Primeiro orientador: Francesco Romizi
Resumo: Em um país racista como o Brasil o número significativo de pessoas que professam a religiosidade candomblecista é um fenômeno que subverte a lógica social dominante. Ao longo de nossa experiência dentro do terreiro, percebemos que a constituição étnico-racial majoritariamente branca confirmava essa observação. Por essa razão, o presente trabalho se propôs a estudar o fenômeno do embranquecimento do candomblé, assim como suas possíveis consequências nas dinâmicas vividas dentro dessa experiência religiosa afrodiaspórica; entre elas analisamos também a presença daquele conjunto de fenômenos, de afirmação cultural e política da superioridade do homem branco, conhecido como branquitude. Dessa forma, apoiando-nos numa revisão bibliográfica da antropologia das religiões afro-brasileiras e estabelecendo um diálogo com as teorias psicanalíticas que analisam a temática da branquitude, realizamos uma pesquisa de campo no terreiro Axé Nascente, situado em Campo Grande–MS; tratou-se de uma etnografia efetuada por etnógrafo nativo, com a realização de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Da análise proporcionada, o terreiro apareceu menos embranquecido do que as percepções iniciais sugeriam, mas atravessado por movimentos de branquitude, que se tornavam particularmente visíveis em momentos caracterizados pela experiência de alteridade; esta se dava, ora pela presença, no terreiro, de sacerdotes externos à comunidade estudada, ora pelas fricções com a condução da sociedade abrangente com ênfase no processo de urbanização como propulsor dessas forças. Por outro lado, a partir da análise do universo simbólico da cosmologia afrodiaspórica presente no candomblé, que se materializa pela prática ritual, deparamo-nos com uma força ontologicamente informadora da identidade e dos discursos, que resulta em uma transformação dos indivíduos a partir da introjeção de valores que chamamos de pretitudes. Assim, restou evidente que, mesmo estando presente a branquitude, o terreiro se estabelece também como um ambiente de corrosão da branquitude, pela contra força que exerce a partir de uma pretitude em movimento.
Abstract: A racially stratified country like Brazil, the significant number of individuals practicing the Candomblé religion constitutes a phenomenon that challenges the established social order. Our experience within the Candomblé community revealed a predominantly white ethnic-racial composition, prompting an exploration into the phenomenon of Candomblé whitening and its intersections with issues such as whiteness within the dynamics of the Afro-diasporic religious experience. This study engages with the anthropology of Afro- Brazilian religions and employs psychoanalytic theories on whiteness to conduct field research at the Axé Nascente terreiro in Campo Grande, MS. The research involved participant observation by a native ethnographer and semi-structured interviews. Contrary to initial perceptions, the analysis suggests that the terreiro is less whitened than anticipated, yet influenced by manifestations of whiteness, particularly through external priests and the broader societal impact of urbanization. Conversely, an examination of the symbolic universe within the Afro-diasporic cosmology of Candomblé, as expressed in ritual practices, reveals an ontological force shaping individual identity and discourse— referred to as "blackness." Despite the presence of whiteness, the terreiro emerges as an educational space actively countering whiteness through the transformative power of blackness.
Palavras-chave: Antropologia. Candomblé.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8330
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

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