Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8300
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Contribuição Programa Residência Pedagógica na formação docente |
Autor(es): | WISLAINE RODRIGUES DA COSTA |
Primeiro orientador: | DULCELI DE LOURDES TONET ESTACHESKI |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade refletir sobre as experiências adquiridas no Programa Residência Pedagógica desenvolvido por acadêmicos do curso de História da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul no Campus de Nova-Andradina , bem como os desafios que futuros/as professores/as podem encontrar ao adentrar na Educação Básica. Buscando evidenciar a necessidade e a importância dos programas de Iniciação à Docência oferecidos pela CAPES. O principal objetivo vem a ser o reconhecimento da importância dos programas de iniciação à docência e exemplificar como eles podem ser cruciais na confirmação da escolha da carreira profissional dos/as estudantes que têm a oportunidade de fazer parte do programa. Através das experiências da autora, com apoio do referencial teórico selecionado, e todo aporte adquirido durante o curso, foram realizadas entrevistas com residentes e preceptor e desenvolvida uma roda de conversa com alunos/as da educação básica. Palavras-chave: Residência Pedagógica. Ensino de História. Formação Docente. |
Abstract: | The purpose of this article is to reflect on the experiences acquired in the Pedagogical Residency Program developed by History students at the Federal University of Mato Grosso do Sul at the Nova-Andradina Campus, as well as the challenges that future teachers may encounter when they enter Basic Education. It seeks to highlight the need for and importance of the Teaching Initiation programs offered by CAPES. The main objective is to recognize the importance of teaching initiation programs and exemplify how they can be crucial in confirming the career choice of students who have the opportunity to take part in the program. Through the author's experiences, with the support of the selected theoretical framework, and all the input acquired during the course, interviews were conducted with residents and preceptors, and a conversation circle was developed with students from basic education. Keywords: Pedagogical residency. Teaching History. Teacher training. |
Palavras-chave: | Residência Pedagógica Ensino de História Formação Docente. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8300 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | História - Licenciatura (CPNA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
10473.pdf | 386,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.