Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHelison salles silva-
dc.date.accessioned2024-01-23T13:31:21Z-
dc.date.available2024-01-23T13:31:21Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8295-
dc.description.abstractThis dissertation presents data and guidelines from a master's research project linked to the Postgraduate Program in Mathematics Education (PPGEduMat) at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), in the "teaching and learning" line of research. Our aim is to answer the following question: How can mathematical modeling, combined with the use of technology, contribute to the teaching of mathematics in the early years of elementary school? To answer this research question, we developed two Mathematical Modeling activities enhanced with the use of technology with a fourth grade class in the early years of a rural, public school in the municipal network of the capital of the state of Mato Grosso do Sul. Our perspective on modeling is that of Dionísio Burak, i.e. a teaching methodology that, within educational practice, is a set of procedures whose aim is to establish a parallel to try to explain, mathematically, the phenomena present in the daily lives of human beings, helping them to make predictions and decisions. With regard to technology, we combined some resources with activities, using a digital application and mathematical software to build knowledge. Our research is qualitative and interpretive in nature and is divided into four chapters, as well as an introduction, final considerations and bibliographical references. Keywords: Mathematical modeling. Digital technology. Early years of elementary school.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem Matemática-
dc.subjectEnsino de geometria-
dc.subjectTecnologia da Informação-
dc.subjectAnos iniciais-
dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA E O USO DE TECNOLOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Claudia Carreira da Rosa-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta dados e encaminhamentos de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na linha de pesquisa "ensino e aprendizagem". Nosso objetivo é responder à seguinte questão: Verificar como a Modelagem Matemática, unida ao uso de tecnologias, pode contribuir para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Para responder a esta questão de pesquisa, desenvolvemos duas atividades de Modelagem Matemática potencializadas com o uso de tecnologia com uma turma do quarto ano dos anos iniciais de uma escola rural, pública da rede municipal da capital do estado de MS. Nossa perspectiva em relação à modelagem é a de Dionísio Burak, ou seja, uma metodologia de ensino que, dentro da prática educativa, constitui-se em um conjunto de procedimentos cujo objetivo é estabelecer um paralelo para tentar explicar, matematicamente, os fenômenos presentes no cotidiano do ser humano, ajudando-o a fazer predições e a tomar decisões. Em relação às tecnologias, unimos alguns recursos com as atividades, onde utilizamos um aplicativo digital e um software matemático para construção de conhecimento. Nossa pesquisa é qualitativa, de cunho interpretativo, e está disposta em quatro capítulos, além da introdução, das considerações finais e das referências bibliográficas. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Tecnologia Digitais. Anos inicias do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Defesa de Mestrado - Helison Salles Silva.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.