Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8289
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ESTUDOS QUE DIALOGAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Autor(es): | TAMARA DE BARROS CARVALHO EDNA APARECIDA BATISTA CENTURIÃO |
Primeiro orientador: | ALEXANDRE COUGO DE COUGO |
Resumo: | Este estudo adentra no campo da Educação Ambiental - EA, com foco nas práticas pedagógicas adotadas por professores nas escolas, a partir do que mostram os estudos publicados nos últimos dez anos sobre as práticas pedagógicas de EA no âmbito dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desta forma, o objetivo foi compreender a produção dos estudos que tomam por base as práticas pedagógicas de Educação Ambiental no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar essa investigação, examinamos publicações que abrangem o período de 2013 a 2023, utilizando o Portal de Periódicos da CAPES para nossas pesquisas. Os textos analisados buscam identificar as práticas e os desafios e obstáculos enfrentados pelos educadores na implementação da Educação Ambiental nos Anos Iniciais. Esses textos revelaram que a abordagem predominante tende a ser mais teórica do que prática, abordando tópicos como sustentabilidade, reciclagem e conscientização das famílias e da sociedade. No entanto, transformar a teoria em prática em sala de aula, por meio de projetos e métodos de ensino voltados para a educação ambiental, continua sendo um desafio significativo para os professores, especialmente aqueles que trabalham com os Anos Iniciais. A implementação da Educação Ambiental requer ações que promovam uma educação mais consistente, ensinando os alunos sobre a preservação do meio ambiente, os recursos naturais e os impactos das ações humanas. Isso pode ser alcançado por meio de metodologias que envolvam ativamente os alunos, despertando seu interesse e estimulando a reflexão sobre as questões ambientais. |
Abstract: | This study enters the field of Environmental Education - EA, focusing on the pedagogical practices adopted by teachers in schools, based on what studies published in the last ten years on EA pedagogical practices within the Early Years of Elementary Education on the Portal show. of Periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In this way, the objective was to understand the production of studies that are based on the pedagogical practices of Environmental Education in the context of the Initial Years of Elementary School. To carry out this investigation, we examined publications covering the period from 2013 to 2023, using the CAPES Periodicals Portal for our research. The texts analyzed seek to identify the practices and challenges and obstacles faced by educators in the implementation of Environmental Education in the Early Years. These texts revealed that the predominant approach tends to be more theoretical than practical, addressing topics such as sustainability, recycling and raising awareness among families and society. However, transforming theory into practice in the classroom, through projects and teaching methods focused on environmental education, remains a significant challenge for teachers, especially those working in the Early Years. The implementation of Environmental Education requires actions that promote more consistent education, teaching students about the preservation of the environment, natural resources, and the impacts of human actions. This can be achieved through methodologies that actively involve students, arousing their interest and encouraging reflection on environmental issues. Keywords: Educational practices; School environmental education; Classroom; Elementary School; Interdisciplinarity. |
Palavras-chave: | Práticas educativas Educação ambiental escolar Sala de aula Ensino Fundamental Fundamental Interdisciplinaridade. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8289 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2017.pdf | 433,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.