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dc.contributor.advisorBrito, Silvia Helena Andrade de-
dc.contributor.authorOliveira, Regina Maria Horta Barbosa de-
dc.date.accessioned2011-11-11T12:55:17Z-
dc.date.available2011-11-11T12:55:17Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/825-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objeto a pedagogia histórico-crítica (PHC), enquanto proposta orientadora da organização do trabalho didático e a forma como vem sendo implantada nas escolas da rede pública de Campo Grande/MS. A PHC está situada no quadro das tendências pedagógicas da educação brasileira e vem sendo desenvolvida desde 1983, quando foi lançada por Demerval Saviani. Analisou-se as proposições da PHC, bem como seu desenvolvimento realizado pelos principais seguidores da mesma , com destaque a José Carlos Libâneo, que simplificou o método, proporcionando sua introdução nas escolas de educação básica sob a denominação de pedagogia crítico-social dos conteúdos. Analisou-se, a seguir, as possibilidades de utilização das propostas pedagógicas como ponto de partida para a introdução da PHC nas escolas, buscando-se as possibilidades e limites da sua implantação em escolas públicas e, finalmente, as possibilidades de superação da organização do trabalho didático. Os dados foram obtidos da análise documental no que se refere às propostas pedagógicas, do levantamento bibliográfico da literatura existente sobre a PHC e de entrevistas e questionários respondidos por profissionais das escolas selecionadas para a pesquisa. Questões relativas ao método e às condições nas quais se encontram as escolas apontam tanto para os limites das propostas pedagógicas como ponto de partida para a implementação da PHC nas escolas, quanto mostram os limites da própria PHC como instrumento a ser utilizado durante o trabalho didático e, conseqüentemente, de trazer bons resultados como processo de mediação na luta por transformações sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe present research has for object the historic-critical pedagogy (PHC), while proposal orienting of the organization of the didactic work and the form as it comes being implanted in the schools of the public net of Campo Grande /MS. The PHC is situated in the picture of the critical trends of the brazilian education and comes being developed since 1983, when it was launched by Saviani, D. We have analyzed the theory and the method’s beddings of the PHC, as well as its development carried through for the main followers of the proposal, with prominence in Libâneo, J.C., that has simplified the method, providing its introduction in the schools of Basic Education under the denomination of critical-social pedagogy of the contents. It was analyzed, to follow, the uses’ possibilities of the pedagogical proposals as starting point for the introduction of the PHC in the schools, searched the possibilities and limits of the implantation of the PHC in public schools and, finally, the possibilities of overcoming the organization of the didactic work. The data had been gotten of the documentary analysis as for the pedagogical proposals, of the bibliographical survey of existing literature on the PHC and of interviews and questionnaires answered for the teachers and teams techniques of the schools selected for the research. Relative questions to the method and the conditions in which if they find the schools and its professionals point in such a way with respect to the unfeasibility of the pedagogical proposals as starting point, how much of the PHC as instrument theoretic and methodológical to be used during didactic work and, consequently, to bring good results as process of mediation in the fight for social transformations.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação Escolar Básicapt_BR
dc.subjectCurrículos e Programaspt_BR
dc.titleA pedagogia histórico-crítica: das propostas pedagógicas à sua implementaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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