Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREBECA DE AZEVEDO-
dc.date.accessioned2023-12-21T17:30:38Z-
dc.date.available2023-12-21T17:30:38Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8220-
dc.description.abstractThe aim of this master thesis is writing a biographeme based on Roland Barthes’ (2003) conception about a black man from Pará, who was raised by his grandmother in a church environment, and throughout puberty and curiosities which emerged from it, he discovered his attraction to men. From one relationship to another, an expulsion from the seminary and the feeling of having his life project ruined, he ends up discovering he is seropositive for HIV through a daily STD test. Thus, inspired by Morte e Vida PositHIVa (2018) a Ben Volpe's biography, Will to Live (2007), in which João Biehl writes about the life of people who have lived with HIV at the Caasah Institute, also his book Vita (2005), which tells Catarina’s life story, who is at an asylum in Porto Alegre, and Didier Fassi’s When bodies remember (2007), in which he presents seropositive people’s experience (including the spiritual ones) and its politics about it, this thesis is developed beginning at Sabiá’s childhood and youth, until his present days. Therefore, the intention is contributing to another perspective about seropositive people, without stigma, prejudice and representing a reality which couldn’t be pictured 42 years ago: living well and healthy with HIV, with life expectancy and will to live everything one wants and it’s possible to do so. All of this through in-depth interviews, participant observation and graphic elements which portrays photos of the interlocutor's life and fables which emerge throughout his story.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntropologia. Biografema.-
dc.titleCATÓLICO, GAY E SOROPOSITIVO: UM BIOGRAFEMA SOBRE A VIDApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Asher Grochowalski Brum Pereira-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a escrita de uma biografema, com base na concepção de Roland Barthes (2003), sobre um homem paraense e negro, que cresceu junto de sua avó, na igreja, e ao decorrer da puberdade, e curiosidades que surgem pelo caminho, descobre suas atrações por homens. Entre uma relação e outra, uma expulsão do seminário, e a sensação de ter seu projeto de vida destruído, acaba por se descobrir soropositivo, em um teste rotineiro de ISTs. Desse modo, através de Morte e Vida PositHIVa (2018) uma biografia de Beto Volpe, Will to Live (2007), em que João Biehl retrata a vivência de pessoas que vivem com HIV na instituição Caasah, também em seu livro Vita (2005), onde conta a história de vida de Catarina que encontra-se em uma casa terapêutica em Porto Alegre, e nos escritos de Didier Fassin, com When bodies remember (2007) em que apresenta experiências de pessoas com Aids (inclusive experiências espirituais) e suas políticas a respeito, é que se desenvolve essa dissertação, iniciando-se na infância, passando pela adolescência e juventude, até os dias atuais da vida de Sabiá. Assim sendo, o intuito é contribuir com outra perspectiva sobre pessoas que vivem com HIV, sem estigma, preconceitos e retratando uma realidade que outrora - há 42 anos - não se imaginava: viver bem e saudável com HIV, com expectativa de vida e vontade de viver tudo que se quer e é possível, através de entrevistas em profundidade, observação participante e elementos gráficos que retratam fotografias da vida do interlocutor e de fabulações que surgem por meio de sua história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Rebeca de Azevedo.pdf5,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.