Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorYule, Maria Gabriela dos Reis-
dc.date.accessioned2023-12-21T14:47:23Z-
dc.date.available2023-12-21-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8218-
dc.description.abstractFirst-degree equations are mathematical sentences that establish an equal relationship between known and unknown terms, represented in the form: ax + b = c. From this perspective, this study aims to investigate the teaching of first degree equations in a textbook study of the 7th year of elementary school. To this end, the textbook Trilhas da Matemática 7° ano - Fausto Arnaud Sampaio (2018) will be used as a source of study, chapter referring to the 1st grade equation, with the aim of proposing an analysis that explains the teaching of this content. The research in question is located in the mathematical field of Algebra. For the development of the proposed objectives, support is sought in the theoretical-methodological epistemological contributions postulated by NOGUEIRA (2008), LEITE (2019) SILVA (2019), SANTOS and MENEZES (2015), BOSH and CHEVALLARD (1999), FERNANDES (2011), BAUMGART (1992), TATTO and SCAPIN (2004), GOUVEIA (2023) and FERREIRA (2013). With a qualitative nature, this research makes it possible to contribute to studies in the algebraic field and to the teaching of 1st degree equations. Through the analyzes carried out, it is observed that the teaching material addresses challenging teaching, coverging with BNCC skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEquações de 1° Graupt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subject1st degree equationspt_BR
dc.subjectAnthropological Theory of Didaticspt_BR
dc.titleO Ensino das Equações de 1° Grau em um Estudo do Livro Didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Burigato, Sonia Maria Monteiro da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621675428182562pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1446198751551102pt_BR
dc.description.resumoAs equações de primeiro grau são sentenças matemáticas que estabelecem uma relação de igualdade entre termos conhecidos e desconhecidos, representados sobre a forma: ax + b = c. A partir dessa perspectiva, este estudo tem como objetivo investigar o ensino de equações do primeiro grau em um estudo livro didático do 7° ano do ensino fundamental. Para tanto será utilizado como fonte de estudo o livro didático Trilhas da Matemática 7° ano - Fausto Arnaud Sampaio (2018), capítulo referente a equação do 1° grau, com intuito de propor uma análise que explicite o ensino deste conteúdo. A investigação em questão situa-se no campo matemático da Álgebra. Para o desenvolvimento dos objetivos propostos busca-se apoio nas contribuições epistemológicas teórico-metodológicas postuladas por NOGUEIRA (2008), LEITE (2019) SILVA (2019), SANTOS e MENEZES (2015), BOSH e CHEVALLARD (1999), FERNANDES (2011), BAUMGART (1992), TATTO e SCAPIN (2004), GOUVEIA (2023) e FERREIRA (2013). De cunho qualitativo esta pesquisa possibilita a contribuição nos estudos do campo algébrico e no ensino das equações do 1° grau. Mediante às análises realizadas, observa-se que o material didático aborda um ensino desafiador, convergindo com as habilidades da BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINMApt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:Matemática - Licenciatura (INMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Yule - TCC - Versão Final_08_12_2023 (1).pdfMaria Gabriela dos Reis Yule - TCC975,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons