Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrati, Regina Cheli-
dc.date.accessioned2011-11-11T12:12:21Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:13Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/820-
dc.description.abstractO presente estudo visa revelar a essência do fazer do psicólogo escolar a partir de uma escuta fenomenológica das suas ações no contexto da escola. Para esse fim, foram entrevistados psicólogos que trabalham em escolas da cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul. A recolha dos depoimentos foi realizada mediante a pergunta: “O que você faz na escola? Para quê?” Na primeira parte do estudo foram discutidas as determinações históricas, econômicas e sociais da inserção do psicólogo na escola e a universalização da educação escolarizada a partir do século XIX. Em seguida foram apresentadas as relações entre a Psicologia e a educação no Brasil e as atribuições do psicólogo na escola de acordo com diferentes autores. Na terceira parte foi abordada a Fenomenologia e os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa. Na quarta parte constituiu-se a essência do fazer do psicólogo na escola a partir de duas categorias principais: o trabalho com o aluno e o trabalho com o professor.pt_BR
dc.description.abstractThe present study envisages the revealing of the essence of what the school psychologist does starting from a phenomenological approach to his actions in the school context. We interviewed psychologists who work in schools in Campo Grande in the state of Mato Grosso do Sul. The questions asked were: “What do you do in school?” “Why do you do it?”. In the first part of the study, the historical, economical and social determinants of the insertion of the psychologist were discussed as well as the universalisation of school education from the nineteenth century. After that, the relationship between psychology and education in Brazil was presented and the attributes of the psychologist in the school, according to different authors. In the third part, the Phenomenology and the methodology adopted in the research are discussed. In the fourth part, the essence of what the psychologist does in the school was looked at starting from two principal categories: the work with the student and the work with the teacher.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia Educacionalpt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleO fazer do psicólogo escolar: uma escuta em educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rojas, Jucimara Silva-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Cheli Prati.pdf896,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.