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Tipo: Dissertação
Título: GLOSSÁRIO TERMINOLÓGICO DA ÁREA DE CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO COMPARADA
Autor(es): ANA GREICE MOREIRA PENHA
Primeiro orientador: Bruno Oliveira Maroneze
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar a versão “piloto” de um glossário terminológico para consulta dos pesquisadores da área, colaborando assim com a área de estudos comparados de currículo. O trabalho surgiu de uma solicitação dos próprios especialistas na área de currículo, que sentiram dificuldades ao lidar com as diferentes realidades e contextos educacionais dos três países pesquisados, sendo eles: Bolívia, Brasil e México. Os países mencionados foram selecionados pelos pesquisadores da área por terem em comum o fato de recentemente terem passado por reformas curriculares na educação secundária, diferenciando-os dos demais países da América Latina na atualidade. Os objetivos específicos foram: (i) realizar uma breve descrição da área das teorias do currículo; (ii) compilar um córpus contendo textos de legislação dos três países analisados; (iii) identificar os termos comuns aos três países e os termos que não apresentam equivalentes; (iv) elaborar uma proposta de verbete do glossário com a exemplificação de alguns dos termos identificados. O córpus da pesquisa foi baseado em documentos referentes à legislação brasileira, juntamente com textos em espanhol, formados especialmente pelos documentos referentes à legislação educacional do México e da Bolívia. Identificamos que alguns termos apresentam equivalentes em espanhol e português, enquanto outros não apresentam, devido às diferenças das legislações dos três países. Também identificamos variação terminológica em espanhol, decorrente especialmente das diferenças entre os sistemas educacionais do México e da Bolívia. Por fim, elaboramos a versão “piloto” do glossário com verbetes tanto em português com equivalentes em espanhol, como em espanhol com equivalentes em português. Palavras-Chaves: Educação Comparada. Currículo. Glossário. Terminologia.
Abstract: El objetivo general de esta investigación es elaborar una versión “piloto” de un glosario terminológico para consulta de los investigadores del área, colaborando también con el área de estudios curriculares comparados. El trabajo surgió a partir de una solicitud de dos especialistas en el área curricular, quienes experimentan dificultades al abordar las diferentes realidades y diferentes contextos educativos de los tres países investigados, a saber: Bolivia, Brasil y México. Los países mencionados fueron seleccionados por investigadores en el campo porque tienen en común o han experimentado recientemente reformas curriculares en educación secundaria, diferenciándose de los otros dos países de América Latina en la actualidad. Los objetivos específicos son: brindar una breve descripción del área de las teorías curriculares; compilar un corpus que contenga textos legislativos de los dos tres países analizados; identificar los términos comunes a los tres países y los términos que no parecen equivalentes; Elaborar una propuesta de glosario de palabras con un ejemplo de algunos de los términos identificados. El corpus de la investigación se basó en documentos referentes a la legislación brasileña, junto con textos en español, especialmente recopilados a partir de documentos referentes a la legislación educativa de México y Bolivia. Identificamos que algunos términos se presentan como equivalentes en español y portugués, mientras que otros no se presentan, debido a diferencias en la legislación entre los tres países. También identificamos variaciones terminológicas en español, especialmente debido a diferencias entre los sistemas educativos de México y Bolivia. Finalmente, preparamos una versión “piloto” del glosario con entradas tanto en portugués con equivalentes en español como en español con equivalentes en portugués. Palabras clave: Educación Comparada. Currículo. Glosario. Terminología.
Palavras-chave: Educação Comparada
Currículo
Glossário
Terminologia
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8208
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens



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