Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Regina Aparecida Marques de-
dc.date.accessioned2011-11-11T12:06:20Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:20Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/819-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo desvendar as facetas do fenômeno pedagógico da relação professor/aluno diante do “erro” no processo ensino-aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental, norteado pelos pressupostos teóricos histórico-cultural e da educação libertadora que evidenciam a importância da dialogicidade como vínculo indissociável para a construção do conhecimento. Este trabalho surgiu das experiências acumuladas ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional, observando os “erros” cometidos pelos alunos na construção de seus conhecimentos e as tentativas de implementação de novos modelos educacionais no trabalho pedagógico. A pesquisa qualitativa foi norteadora do processo metodológico, onde utilizei entrevistas com roteiro como instrumento necessário para mais adiante realizar as análises destas entrevistas feitas com professores das primeiras séries do ensino fundamental de uma escola municipal, da cidade de Três Lagoas - MS, focalizando o discurso do professor que retrata a visão da relação professor/aluno diante do “erro” na construção social do conhecimento no cotidiano da sala de aula, que possibilitou o repensar dos processos de formação e aperfeiçoamento docente, no sentido de aproximar cada vez mais a teoria da prática pedagógica. Os dados permitiram identificar que a relação professor/aluno diante do “erro” ainda continua sendo praticada pelos professores sob uma postura definida na educação bancária, priorizadas nas formas vigentes de correção e no tratamento do “erro”, revelando em última instância, que para se chegar a uma prática construtiva-libertadora deve-se conceber uma nova postura de educador sob a luz das teorias estudadas requerendo uma maior profundidade e melhor utilização dos espaços de formação continuada dos professores em busca das inovações para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAperfeiçoamento de Professorespt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleA relação professor/aluno diante do erro: a visão dos professores das séries iniciais do Ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Regina, Jesus Eurico Miranda-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Aparecida Marques de Souza.pdf667,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.