Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8182
Tipo: Dissertação
Título: Investigação da probabilidade de ofuscamento considerando iluminação natural e artificial em ambientes de ensino
Autor(es): Fernanda Nascimento Lima
Primeiro orientador: Arthur Santos Silva
Resumo: Visando a análise otimizada dos níveis de desempenho da iluminação natural em ambientes de ensino, em que a iluminação exige atenção especial por estar relacionada com o processo de ensino-aprendizagem, este estudo investigou a ocorrência de ofuscamento no uso da iluminação natural e artificial em quatro ambientes de ensino universitários da rede pública federal de Campo Grande/MS, por meio de parâmetros de mensuração que foram empregados na caracterização quantitativa do comportamento da iluminação natural. Os edifícios apresentam fachadas com áreas envidraçadas sem proteção solar externa suficiente, o que resulta em problemas de conforto térmico e lumínico e, para evitar desconfortos, os usuários usam proteções solares internas, como persianas, o que limita o acesso à iluminação natural e a conexão com o exterior, qualidade ambiental e ocasional uso da ventilação natural. O acionamento dos sistemas de sombreamento e iluminação artificial foram avaliados por meio de registro fotográfico com relação ao ofuscamento, além de medições para determinar usuários e ambientes, nas condições que motivaram o acionamento (com sistemas de sombreamento abertos) e nas condições resultantes (com sistema de sombreamento totalmente fechados). Foram realizadas medições de iluminâncias e luminâncias, análise dos índices de ofuscamento sobre a área de trabalho dos estudantes, como probabilidade de ofuscamento em iluminação natural (DGP), índice de ofuscamento em iluminação natural (DGI) e razão de luminância alcançados por meio de imagens HDR, e tratamento de imagens nos programas Aftab Alpha e HDR Luminance. Os resultados apontaram o excesso de brilho externo como fator predominante na limitação do uso da iluminação natural e à vista do exterior, em razão do desconforto luminoso. Por essa razão os alunos têm preferência por usar os sistemas de sombreamento interno uma vez que o sombreamento externo não é suficiente para reduzir o brilho de céu no campo visual dos alunos, com reflexos nos monitores, brilho refletido no entorno e brilho e/ou calor em virtude da entrada de iluminação natural direta. Palavras-chaves: ofuscamento, iluminação natural, ambientes de ensino, conforto lumínico.
Abstract: Aiming at an optimized analysis of the performance levels of daylight in teaching environments, in which lighting requires special attention because it is related to the teaching-learning process, this study evaluates the occurrence of glare in the use of daylighting and artificial lighting in four environments of university education of the federal public network of Campo Grande/MS, through measurement parameters that were used in the quantitative characterization of the behavior of daylighting. The buildings have facades with glazed areas without sufficient external solar protection, which results in problems of thermal and light comfort and, to avoid discomfort, users use internal solar protection, such as blinds, which limits access to daylight and the connection with the exterior, environmental quality and occasional use of natural ventilation. The activation of the shading and artificial lighting systems were evaluated by means of photographic records regarding glare, in addition to controls to determine users and environments, under the conditions that motivated the activation (with open shading systems) and under the resulting conditions (with a fully closed shading). Measurements of illuminance and luminance were carried out, analysis of glare indexes on the students' work area, such as glare probability in natural lighting (DGP), glare index in natural lighting (DGI) and luminance ratio achieved through images HDR, and image processing in Aftab Alpha and HDR Luminance programs. The results pointed to excessive external glare as the predominant factor limiting the use of natural lighting and in view of the outside, due to light discomfort. For this reason, students have a preference for using internal shading systems, since external shading is not enough to reduce the sky glare in the students' visual field, with reflections on the monitors, glare reflected in the surroundings and glare and/or heat. due to the entry of direct natural lighting. Keywords: glare, natural lighting, teaching environments, light comfort.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8182
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade

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