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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A DEPRESSÃO PÓS-PARTO NA PERSPECTIVA DE MÃES UNIVERSITÁRIAS
Autor(es): TOMÁS MANUEL DJU
Primeiro orientador: INGRID MOURA DE ABREU CARVALHO
Resumo: Introdução: a cada 100 estudantes universitários, cerca de 15 a 25 apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico durante a formação acadêmica. No Brasil, a depressão pósparto afeta 10% a 15% das mulheres com sinais e sintomas que começam em algum momento durante os doze primeiros meses pós-parto, com maior incidência entre a quarta e oitava semana. Objetivo: analisar o conhecimento das mães estudantes universitárias sobre depressão pós-parto. Material e método: trata-se de um estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa, realizado com 16 mães estudantes de uma Universidade Federal da região centro-oeste do Brasil. Para a coleta de dados optou-se pela aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturada. Para análise de texto optou-se pelo método da Classificação Hierárquica Descendente com auxílio do software IRaMuTeQ, e para análise de conteúdo adotou-se a técnica proposta por Bardin. O projeto deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o parecer nº 5.686.377. Resultados: a partir da Classificação Hierárquica Descendente emergiram quatro categorias: “Conhecimento das mães universitárias sobre depressão pós-parto”, “Experiência materna e fatores associados a depressão pós-parto”, “Sentimentos vivenciados pela mãe universitária” e “Estratégias de enfrentamento”. Conclusão e implicações: Constatou-se que os conhecimentos das mães universitárias são deficientes, apontaram sentimentos como culpa e tristeza profunda, além da falta de rede de apoio como fator de risco importante para depressão pós-parto. Evidencia-se a importância dos profissionais da saúde na detecção precoce dos sinais e sintomas, na educação em saúde com o intuito de informar, conscientizar e promover a saúde materno infantil.
Abstract: Introduction: For every 100 university students, about 15 to 25 present some kind of psychiatric disorder during academic education. In Brazil, postpartum depression affects 10% to 15% of women with signs and symptoms that begin at some point during the first twelve months after childbirth, with the highest incidence between the fourth and eighth weeks. Objective: to analyze the knowledge of university student mothers about postpartum depression. Material and method: This is a descriptive study with a qualitative approach, conducted with 16 students from a Federal University in the central-west region of Brazil. For data collection, the application of a semi-structured interview scenario was chosen. For text analysis the method of Descending Hierarchical Classification was chosen with the help of the software IRaMuTeQ, and for content analysis the technique proposed by Bardin was adopted. The draft of this study was approved by the Research Ethics Committee under opinion No. 5.686.377. Results: From the Descending Hierarchical Classification emerged four categories: “Knowledge of university mothers about post-partum depression”, “Mother’s experience and factors associated with post-parental depression,” “Feelings experienced by the university mother” and “Confrontation strategies”. Conclusion and implications: It was found that the knowledge of university mothers is poor, pointed out feelings such as guilt and deep sadness, as well as the lack of support network as an important risk factor for postpartum depression. The importance of health professionals in early detection of signs and symptoms, in health education with the aim of informing, raising awareness and promoting maternal and child health is highlighted.
Palavras-chave: Depressão Pós-parto
Conhecimento
Saúde da Mulher
Estudantes.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8171
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (CPCX)

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