Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaldonado, Rafael Duailibi-
dc.date.accessioned2011-11-11T11:30:55Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:25Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/816-
dc.description.abstractOs museus de arte assumem fundamental papel nas discussões sobre as formas de apropriação de conhecimentos, uma vez que começaram a desenvolver processos educacionais para que os conteúdos de suas coleções e de suas atividades expositivas fossem melhor assimilados pelo público que freqüenta esses espaços. Assim, algumas perguntas foram recorrentes durante o processo de elaboração desse trabalho: há uma cultura escolar no museu? De que forma os museus enfrentam os desafios culturais para uma eficiente ação educativa? Qual é a leitura do museu na atualidade? Como desenvolver um projeto de arte-educação partindo desse contato com a obra, na vivência visual do conjunto de uma exposição, algo tão diferente da realidade do ambiente escolar? Uma das hipóteses de respostas para essas questões é perceber o museu como mediador de possibilidades da materialização visual da teoria da história da arte e para a apreensão dos conceitos de contemporaneidade, através da potencialidade do encontro real com a obra. Esse estudo tem como objetivo investigar o papel dos museus de arte na formação da cultura e para a educação, levantando possíveis respostas de como se dá o processo de aprendizagem e ensino da arte no ambiente museal.pt_BR
dc.description.abstractThe Art Museums play a fundamental role in the discussions about the ways knowledge is incorporated since they started to develop educational processes in order to have their collections and their exhibits contents better accepted and understood by the public who visit these spaces. So, some questions were raised during this work: Is there a school culture in the museum? How do the museums face the cultural challenges towards an effective educational action? What is the “reading” of the museum nowadays? How to develop a project on arts-education from the contact with the art production, and the visual experience with the exhibition, which is something very different from the reality at schools? One of the hypothesis to answer these questions is to understand the museum as a mediator in creating a visual materialization of the theory about the Art History and in the assimilation of the contemporary concepts through the real meeting with its production. This thesis aims to investigate the role of the Art Museums in the cultural formation and education, raising the possible answers about how the learning process and teaching of arts is taken in the museums.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Artísticapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.titleA formação cultural e educacional nos museus de artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Menegazzo, Maria Adélia-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.