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dc.creatorBraga, Paulo Henrique Azuaga-
dc.date.accessioned2011-11-11T11:20:22Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:36Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/814-
dc.description.abstractNesta dissertação pretende-se responder a pergunta: como a disciplina Educação Física se configurou no colégio Maria Constança e contribui para as expressões da cultura escolar, no período de 1954 a 1964? Sendo o objetivo geral, compreender e explicar como se deu a construção dessa disciplina e quais foram às estratégias utilizadas por ela para sua manutenção no currículo. Para tanto foi levantada uma hipótese que nos orienta e que está assentada na idéia de que o espaço e o tempo escolar do/no Maria Constança, contribuíram para o fortalecimento do prestígio dessa disciplina em relação às outras. Para aprofundar análises nessa hipótese, estabelecemos como recorte temporal os períodos de 1954 por constituir-se no início do funcionamento da escola em um edifício projetado por Oscar Niemeyer, e 1964 que além de ser o ano do Golpe Militar é também o último ano em que conseguimos coletar as fontes utilizadas neste estudo. Essa pesquisa foi realizada no arquivo da própria escola, por meio da seleção, estudo e análise de documentos anexados em Livros Relatórios dos anos de 1950 a 1964, tais como: atas, relatórios, memoriais, fichas funcionais de professores(as), ofícios recebidos e expedidos; bem como outros documentos avulsos. Ao considerarmos que a escola é formada por espaço fechado, tempo escolar e um sistema de transmissão de saberes, intimamente ligados ao funcionamento disciplinador, encontramos no Maria Constança no cruzamento de sentidos atribuídos ao esporte, a competição, aos desfiles e aos espetáculos, uma tentativa, de sucesso, da/na manutenção e do/no fortalecimento dessa disciplina escolar. Finalizando, podemos indicar que nesse cruzamento as expressões da cultura escolar operaram a construção de uma outra expressão de cultura, qual seja, a cultura escolar do esporte.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation an attempt is made to answer the question of how Physical Education was configured in the Maria Constança School and contributed to the expression of schooling culture during the period 1954-1964. The general objective was to comprehend and explain how this discipline was constructed and what strategies were used for its maintenance in the curriculum. To this end, the hypothesis for orientation was based on the idea that schooling space and time in the Maria Constança school contributed to the strengthening of this discipline’s prestige vis—à-vis the others. To deepen the analysis with this hypothesis, we selected the period 1954-1964, the first being the date when Oscar Neimeyer ‘s school building started functioning and the latter being the year of the military coup as well as the last date for which data collection was possible . The research was carried out in the school’s archives through selection, study and analysis of the documents annexed in Report Books for the years 1950-64, such as: acts, reports, memorials, functional cards of teachers, official letters sent and received, as well as other odd documents. On considering that the school is configured in a closed space, school time and a system of transmission of knowledge, intimately linked to the disciplining function, we found that in the school, the intersection of meaning attributed to sport, competition, parades and spectacles led to the success of the attempt in the maintenance and strengthening of this schooling discipline. In conclusion, it can be indicated that in this intersection, the expressions of schooling culture effectivate the construction of another cultural expression, that of sports education culture.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectCurrículos e Programaspt_BR
dc.titleA disciplina Educação física no Maria Constança: expressões da cultura escolar no período de 1954-1964pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fabiany de Cássia Tavares-
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