Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8149
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Significados descritos por alunos de enfermagem que atuaram na linha de frente assistencial durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Bellintani, Daiane Késia
Silva, Natália Ferreira da
Primeiro orientador: Gomes, Jomara Brandini
Primeiro membro da banca: Berton, Aní Fabiana
Segundo membro da banca: Baldan, Sueli Santiago
Resumo: O coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (Sars-Cov-2), responsável pela Covid-19, gerou uma crise mundial sanitária, econômica e política. Os sistemas de saúde mundiais entraram em colapso diante a pandemia devido a acelerada propagação do vírus por todo o mundo, convocando os profissionais da saúde a atuarem na linha de frente da assistência aos pacientes suspeitos ou com diagnóstico comprovado da Covid-19. Frente à emergência da situação, alunos de enfermagem que cursavam os anos finais da graduação, bem como alunos de outras áreas da saúde, foram chamados para compor as equipes hospitalares para atuarem no combate à Covid-19 junto aos profissionais experientes. Frente ao exposto, este estudo buscou compreender os significados da experiência acadêmica vivida por alunos de enfermagem ao vivenciarem a prática profissional no período crítico da pandemia da Covid-19, nos anos letivos de 2020 e 2021. Foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura com abordagem qualitativa. A busca dos artigos ocorreu utilizando-se os descritores: Covid-19, alunos de enfermagem, assistência de enfermagem, emoções e sentimentos nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), na coleção Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) no período de 2020 a 2022. Foram critérios de inclusão os artigos nacionais e internacionais publicados na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis com resumo nas bases de dados selecionadas. Os resultados da análise geraram duas categorias de significados: Categoria 1) - Emoções, sentimentos e sintomas vivenciados, tais como: ansiedade, sobrecarga de trabalho, incertezas ante a alta exposição aos materiais biológicos, medo do risco de contrair a doença, entre outros. A categoria 2 - Oportunidades de aprendizagem, demonstrou que os acadêmicos valorizaram sua atuação na linha de frente assistencial como oportunidade para fortalecimento pessoal e capacitação profissional para atuação em situações de crise. Concluiu-se que a realização de novos estudos voltados a essa temática poderão fomentar um marco referencial desse momento tão crucial na área da saúde mundial.
Abstract: O coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (Sars-Cov-2), responsável pela Covid-19, gerou uma crise mundial sanitária, econômica e política. Os sistemas de saúde mundiais entraram em colapso diante a pandemia devido a acelerada propagação do vírus por todo o mundo, convocando os profissionais da saúde a atuarem na linha de frente da assistência aos pacientes suspeitos ou com diagnóstico comprovado da Covid-19. Frente à emergência da situação, alunos de enfermagem que cursavam os anos finais da graduação, bem como alunos de outras áreas da saúde, foram chamados para compor as equipes hospitalares para atuarem no combate à Covid-19 junto aos profissionais experientes. Frente ao exposto, este estudo buscou compreender os significados da experiência acadêmica vivida por alunos de enfermagem ao vivenciarem a prática profissional no período crítico da pandemia da Covid-19, nos anos letivos de 2020 e 2021. Foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura com abordagem qualitativa. A busca dos artigos ocorreu utilizando-se os descritores: Covid-19, alunos de enfermagem, assistência de enfermagem, emoções e sentimentos nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), na coleção Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) no período de 2020 a 2022. Foram critérios de inclusão os artigos nacionais e internacionais publicados na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol, disponíveis com resumo nas bases de dados selecionadas. Os resultados da análise geraram duas categorias de significados: Categoria 1) - Emoções, sentimentos e sintomas vivenciados, tais como: ansiedade, sobrecarga de trabalho, incertezas ante a alta exposição aos materiais biológicos, medo do risco de contrair a doença, entre outros. A categoria 2 - Oportunidades de aprendizagem, demonstrou que os acadêmicos valorizaram sua atuação na linha de frente assistencial como oportunidade para fortalecimento pessoal e capacitação profissional para atuação em situações de crise. Concluiu-se que a realização de novos estudos voltados a essa temática poderão fomentar um marco referencial desse momento tão crucial na área da saúde mundial.
Palavras-chave: Covid-19
Alunos
Assistência de Enfermagem
Emoções
Sentimentos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPTL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8149
Data do documento: 23-Nov-2022
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versao_Final_TCC_2022_DAIANE__e_NATALIA.pdf310,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.