Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8126
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EMPREENDEDORISMO NA GERAÇÃO 60+: um estudo na cidade de Naviraí-MS
Autor(es): MARIANNA GEVAERD
Primeiro orientador: FABIO DA SILVA RODRIGUES
Resumo: O estudo, centrado no empreendedorismo na geração 60+ na região de Naviraí-MS, revela a dinâmica do fenômeno entre empreendedores mais experientes. O objetivo do presente artigo foi investigar as motivações que levam os indivíduos da geração 60+ a empreenderem na cidade de Naviraí-MS. Para alcançar o objetivo inicial, foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativa/exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas com oito participantes. De forma geral, destacam-se diversas motivações que foram identificadas, incluindo paixão pelo negócio, busca por complementação de renda e equilíbrio entre oportunidade e necessidade. Os desafios iniciais nos empreendimentos variaram entre os entrevistados, abrangendo desde questões financeiras e de gestão até aquisição de clientes e superação de preconceitos. O estudo contribui para o conhecimento sobre o empreendedorismo 60+, destacando não apenas implicações econômicas, mas também seu potencial impacto social. Conclui-se que faz-se necessário analisar aspectos específicos do empreendedorismo na geração 60+ para aprimorar políticas públicas de apoio e promover um ambiente empreendedor inclusivo.
Abstract: The study, focused on entrepreneurship 60+ in the Naviraí-MS region, reveals the complex dynamics of this phenomenon among more experienced entrepreneurs. The objective of this article was to investigate motivations that lead individuals from the 60+ generation to undertake business in the city of Naviraí-MS. To achieve the initial objective, qualitative/exploratory field research was carried out through semi-structured interviews with eight participants. In general, several motivations that were identified stand out, including passion for the business, search for additional income and balance between opportunity and need. The initial challenges in the ventures varied among those interviewed, ranging from financial and management issues to customer acquisition and overcoming prejudices. The study contributes to knowledge about 60+ entrepreneurship, highlighting not only economic implications, but also its potential social impact. It is concluded that it is necessary to analyze specific aspects of entrepreneurship in the baby boomer generation to improve support policies and promote an inclusive entrepreneurial environment.
Palavras-chave: Empreendedorismo
60+
Terceira Idade
Aposentados
Baby boomers.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8126
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1398.pdf802,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.