Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerro, Olga Maria dos Reis-
dc.date.accessioned2011-11-10T17:34:59Z-
dc.date.available2021-09-30T19:58:05Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/809-
dc.description.abstractO Plano de Desenvolvimento da escola – PDE, enquanto proposta organizadora do funcionamento da escola pública em MS, constituiu-se no objeto de estudo, ora sistematizado nesta dissertação. O ponto de partida deste estudo é o planejamento estratégico gerencial cristalizado no PDE, com o discurso de readequar a escola pública, transformando-a em escola eficaz, a fim de que ela possa oferecer aos alunos [clientes] um ensino de qualidade. A exposição deste trabalho foi organizada em 04 (quatro) partes. A primeira, analisou no âmbito das políticas educacionais produzidas pelos Organismos Internacionais, Nacional e Local, as conexões estabelecidas entre a "educação para todos", financiamento e gestão, sob a égide da economia política dos anos 90. O objetivo deste estudo foi investigar o papel do PDE na organização e execução do Ensino Fundamental na escola pública. A segunda parte, cuidou em analisar o PDE, em plena operacionalização, no interior das escolas públicas da MicroRegião de Campo Grande – MS. Nesta parte da pesquisa objetivou-se compreender em que medida o gerencial se relaciona com o trabalho didático pedagógico da escola pública na busca da excelência da qualidade do ensino. Discurso alardeado pelo PDE. Na terceira parte teceu-se um estudo sobre a origem da organização do trabalho da escola pública contemporânea, como um todo, através de um colóquio estabelecido com João Amós Coménio , na Didática Magna, e com Gilberto Luiz Alves em seu livro A produção da escola pública contemporânea. A finalidade deste colóquio foi a de verificar como os princípios da organização da escola pública moderna poderiam contribuir para o entendimento do PDE enquanto proposta organizadora do trabalho da escola pública atual. E, finalmente, na quarta parte desta pesquisa, procurou investigar a diretriz do planejamento estratégico gerencial cristalizado no PDE, enquanto abordagem da Administração do trabalho no seu grau mais desenvolvido, expressão da divisão do trabalho e seus desdobramentos, no interior do modo de produção capitalista.pt_BR
dc.description.abstractThe development of school plan – DSP, as organized proposal of operating the public school in MS state, became the object of the study, presently systematized in this dissertation. The start point of this study is the crystallized management strategic planning in DSP, with the speech of readjust the public school, transforming it in a efficient school, in order that it may offer to students (clients) a quality teaching . The expositing of this work was organized in 04 (four) parts. The first, analyzed the educational politics ambit produced by International Organisms, National and Local, the relationships established between the "school for everybody", financing and administration, by the edge of political economy of the 90 years. The objective of this study was to investigate the role of DSP in the organization and execution of the Fundamental Teaching in public school. The second part, attended to analyze the DSP, in broad functioning, inside the public school of the micro region of Campo Grande – MS. In this part of the research , the target was to comprehend in which dimension the management is related with the didactic pedagogy work of public school searching for excellence quality teaching. Boated speech by the DSP. At the third part developed a study of the origin of the work organization in contemporary public school, as a whole, through the colloquy established with João Amós Coménio, in Ddática Magna, and with Gilberto Luiz Alves in his book A produção da escola pública contemporânea. The goal of this colloquy was to verify how the principals of the organization in modern public school could contribute to the understanding of DSP as organized proposal of actual public school work. And, finally, at the forth part of this research, searched to investigate the direction of crystallized management strategic planning in DSP, as broaching the work administration in its most development degree, expression of work division and its unfolded , in interior of the capitalist production way.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPlanejamento Educacionalpt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.titlePesquisa em Educação - O Plano de Desenvolvimento da Escola, PDE na escola pública de Ensino fundamental em Mato Grosso do Sul: o gerencial e o pedagógicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arruda, Elcia Esnarriaga de-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olga Maria dos Reis Ferro.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.