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dc.creatorCarvalho, Odair França de-
dc.date.accessioned2011-11-10T17:12:22Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:04Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/808-
dc.description.abstractQuestões sobre novas maneiras de ensinar têm rondado a prática docente e entre elas está o uso do trabalho com projetos. Esta dissertação teve como objetivo depreender, analisar e interpretar as representações dos professores sobre a pedagogia de projetos tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais. A partir das representações analisar os conflitos, e avanços ocasionados nas práticas pedagógicas e fazer docente no que se refere à pedagogia de projetos e a interdisciplinaridade. A técnica utilizada para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e questionário que contou com a combinação de questões "abertas" e "fechadas" aplicado a todos os professores da rede municipal de Ilha Solteira/SP dos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental. Para a análise e interpretação utilizamos à técnica da análise do conteúdo de acordo com as orientações de Bardin (1977). Recorremos aos aportes teóricos da Interdisciplinaridade, Pedagogia de Projetos, Formação Docente e Parâmetros Curriculares Nacionais. Depreende-se dos resultados que os atores pesquisados, têm em sua representação uma distinção muito tênue entre a inter e a prática educativa (projetos) facultada pela própria formação. As representações anunciadas no presente estudo revelam muitas vezes, uma visão fragmentada do saber necessário para prática docente, em relação a saberes teóricos e práticos. Constata-se que o Programa trouxe algumas contribuições para a prática pedagógica conforme as orientações dos parâmetros curriculares nacionais, porém não se constata uma ação de construção que leve à autonomia do professor.pt_BR
dc.description.abstractQuestions about new ways to teach have surrounded the teaching practice and the project work is among them. This dissertation had the objective of diagnose, analyse and interpret the representations of teachers about the pedagogy of projects having the Parâmetros Curriculares Nacionais as the basis for it. From the representations, it's possible to analyse the conflicts and the advances taken place in the pedagogical practice regarding to the pedagogy of projects and interdisciplinarity. It was used, as data collection technique, a semi-structured interview and a questionnaire composed of "open" and "closed" questions, applied to all the teachers from the municipal schools of Ilha Solteira/SP who teach the four initial years of Elementay school. The technique of content analysis, according to Bardin (1977), has been used during the data analysis and interpretation. The theoretical support has come from the Interdisciplinarity studies, Pedagogy of Projects, Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) and also from the Teacher's Education. From the results, one can conclude from the results that the actors observed have in their representations a very subtle distinction between interdisciplinarity and the pedagogy of projects provided by their own formation The teachers' representations announced in this study elucidate, most of times, a fragmented view of the knowledge necessary to an efficient teaching practice, related to theoretical and practical knowledge. It was possible to notice that the Program, at one hand has brought some contribution to the teaching practice according to the PCNs orientations, but on the other hand, it hasn't brought any contribution able to lead the teacher to autonomy.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titlePedagogia de projetos: reflexos de uma ação de formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Lucrécia Stringhetta-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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