Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8080
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Arte Contemporanea na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): CAMILA NEVES AYALA
Primeiro orientador: PAULO CESAR DUARTE PAES
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar alguns aspectos do ensino da arte contemporânea na educação de jovens e adultos (EJA), enfatizando a contribuição significativa dessa forma de expressão na criação de ambientes educativos enriquecedores. Motivada pelo reconhecimento do potencial transformador da arte contemporânea na educação, busco compreender de que maneira este conteúdo curricular da arte pode enriquecer a prática educativa na EJA. Ao explorar a diversidade de meios e materiais na arte contemporânea, ressalta-se sua natureza fluida e aberta a diversas formas de expressão. Um dos enfoques é a transição da arte moderna para a contemporânea, com ênfase nas contribuições de artistas como Marcel Duchamp, considerando os benefícios e desafios dessa abordagem, especialmente no contexto específico da EJA. Ao longo do texto, há um destaque para a importância do ensino da Arte Contemporânea na formação dos estudantes, não apenas como fruição e produção de obras visuais, mas como estímulo ao pensamento crítico e à percepção sensível do mundo. Ademais, a relevância do professor de Arte é ressaltada, enfatizando a necessidade de conhecimento estético e histórico na abordagem histórico-crítica, questionando abordagens de avaliação centradas exclusivamente em notas. Palavras – Chave: Arte; Criatividade e Arte Conceitual.
Abstract: This research aims to investigate certain aspects of teaching contemporary art in the education of young adults (EJA), emphasizing its significant contribution as a form of expression in creating enriching educational environments. Motivated by recognizing the transformative potential of contemporary art in education, the goal is to understand how this curricular content of art can enhance educational practice in EJA. By exploring the diversity of mediums and materials in contemporary art, the fluid nature and openness to various forms of expression are highlighted. One focus is on the transition from modern to contemporary art, with emphasis on the contributions of artists like Marcel Duchamp, considering the benefits and challenges of this approach, especially within the specific context of EJA. Throughout the text, there is an emphasis on the importance of teaching Contemporary Art in students' formation, not only for the appreciation and production of visual works but also as a stimulus for critical thinking and sensitive perception of the world. Additionally, the relevance of the Art teacher is underscored, emphasizing the need for aesthetic and historical knowledge in the historical-critical approach, questioning evaluation methods solely centered on grades. Keywords: Art; Creativity; Conceptual Art.
Palavras-chave: Arte
Criatividade
Arte Conceitual.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8080
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1964.pdf11,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.