Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/804
Tipo: Dissertação
Título: Comportamento do consumo de carne bovina e hortaliças no Brasil: perfil dos consumidores
Autor(es): Novaes, Amilton Luiz
Abstract: Diversas mudanças interferem no comportamento do consumidor que encontra-se em constante alteração, assim número significativo de estudos buscam identificar tendencias futuras para as intenções, hábitos e atitudes dos consumidores. Neste sentido, o objetivo deste estudo é avaliar o comportamento de consumo de carne bovina e hortaliças no Brasil, segundo parametros socioeconomicos e o princípio da imitação-distinção, verificando os tipos de perfis dos consumidores. O estudo tem como método uma pesquisa descritiva e quantitativa, cuja abordagem faz uso de questionário estruturado, com um pré-teste aplicado em 40 indivíduos, decidindo-se realizar um survey. Foram escolhidas 4 cidades, sendo São Paulo, Porto Alegre, Recife e Goiania. A amostragem baseou-se na técnica probabilística e estratificada, por local e classe social. O número de questionários válidos totalizou 1545. As análises estatísticas foram desenvolvidas com o auxílio do software SPAD (versão 5.5). A técnica utilizada é a análise fatorial e de classificação de correspondencia múltipla, outra análise realizada foi através do teste de média, objetivando uma descrição de variáveis contnuas (frequencia de consumo). Como resultados observa-se uma possível tendencia de redução no consumo de carne bovina. A análise feita com os dados obtidos na pesquisa de campo, demonstrou que conforme se eleva o nível de escolaridade a tendencia da frequencia de consumo de carne bovina é decrescente e para verduras é crescente, mesmo isolando o efeito renda no consumo. Maior busca por uma alimentação mais saudável depende, principalmente, de acúmulo de capital cultural. Com base nos dados obtidos, diversos perfis de consumidores foram identificados, tal como o perfil dos consumidores orientados para carne bovina e o perfil dos consumidores orientados para verduras. Através da utilização da análise de cluster, formou-se grupos de consumidores homogeneos quanto seus hábitos e preferencias, totalizando 5 agrupamentos. Também foi constatado que o princípio da imitação-distinção exerce influencia sobre a evolução do comportamento de consumo alimentar.
Diverse changes intervene with the behavior of the consumer who meets in constant alteration, thus significant number of studies search to identify future trends for the intentions, habits and attitudes of the consumers. In this direction, the objective of this study is to evaluate the behavior of consumption of bovine meat and vegetables in Brazil, according to socio-economic parameters and the principle of the imitation-distinction, verifying the types of profiles of the consumers. The study a descriptive and quantitative research has as method, whose boarding makes use of structuralized questionnaire, with a daily pay-test applied in 40 individuals, deciding itself to carry through one survey. Four cities, being São Paulo, Porto Alegre, Recife and Goiania had been chosen. The sampling was based on the probabilist technique and for stratus, for place and social classroom. The number of valid questionnaires totalized 1545. The statistical analyses had been developed with the aid of software SPAD (version 5.5). The used technique is the factorial analysis and of classification of multiple correspondence, another carried through analysis was through the average test, objectifying a description of continuous 0 variable (consumption frequency). As results a possible trend of reduction in the consumption of bovine meat is observed. The analysis made with the data gotten in the field research, demonstrated that as the pertaining to school level is raised the trend of the frequency of consumption of bovine meat is decreasing and for vegetables is increasing, same isolating the effect income in the consumption. Bigger search for a more healthful feeding depends, mainly, of accumulation of cultural capital. On the basis of the gotten data, diverse profiles of consumers had been identified, such as the profile of the consumers guided for bovine meat and the profile of the consumers guided for vegetables. Through the use of the analysis of cluster, one formed groups of homogeneous consumers how much its habits and preferences, totalizing 5 groupings. Also it was evidenced that the principle of the imitation-distinction exerts influence on the evolution of the behavior of alimentary consumption.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor
Hábitos Alimentares
Pesquisa de Consumidor
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/804
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Agronegócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amilton Luiz Novaes.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.