Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8017
Tipo: Artigo de Evento
Título: Praticando Matemática com o Scratch
Autor(es): CAMILA PERES DE SOUZA
Primeiro orientador: VITOR MORETTO FERNANDES DA SILVA
Resumo: A sociedade contemporânea está imersa em um notável avanço científico e tecnológico, o que impõe desafios significativos à educação. Diante dessa era digital, a escola enfrenta o desafio de adaptar-se à nova geração de estudantes, incentivando-os a utilizar recursos tecnológicos para aprender e compreender conteúdos institucionalizados, especialmente no campo da matemática. Nesse contexto, a iniciativa de empregar o software educacional Scratch, desenvolvido pelo MIT Media Lab, mostra-se promissora. Com essa ferramenta, é possível criar jogos que estimulam a prática da resolução de equações de primeiro grau de forma competitiva, aumentando a interação e o interesse dos alunos na disciplina. Essa abordagem lúdica e desafiadora torna o aprendizado mais atraente e dinâmico, contribuindo para um melhor desempenho dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Contemporary society is immersed in notable scientific and technological advancement, which poses significant challenges to education. Faced with this digital era, the school faces the challenge of adapting to the new generation of students, encouraging them to use technological resources to learn and understand institutionalized content, especially in the field of mathematics. In this context, the initiative to use the educational software Scratch, developed by the MIT Media Lab, shows promise. With this tool, it is possible to create games that encourage the practice of solving first degree equations in a competitive manner, increasing student interaction and interest in the subject. This playful and challenging approach makes learning more attractive and dynamic, contributing to better student performance in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Educação
Tecnologia
Scratch
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8017
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Matemática - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
10098.pdf468,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.