Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/79
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeters, Eveline Maria Rezende Valle Costa-
dc.date.accessioned2011-07-04T14:47:04Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:09Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/79-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que se apóia no referencial histórico-cultural sobre a formação inicial de professores por meio da modalidade à distância. O objeto de estudo e a formação desses professores por meio dos cursos de Pedagogia oferecidos nessa modalidade, oferecidos pelas Universidades Federais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os objetivos são analisar as concepções do professor e de educação a distância contidas nos projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental das duas instituições; conhecer e analisar as concepções de ensino, aprendizagem e educação a distância dos coordenadores, professores e orientadores acadêmicos; conhecer a rede de significados construída pelos alunos, relacionando os cursos que frequentam a sua formação pessoal e profissional. O universo pesquisado foi composto de coordenadores de curso, professores e acadêmicos que se encontram no último ano dos cursos. As informações foram construídas por meio de entrevistas, questionários e análise documental. Os resultados mostram que os alunos que frequentam esses cursos os consideram como única oportunidade de formação em nível de graduação para aqueles que residem em localidades distantes das instituições de ensino superior; os participantes não consideram a modalidade Educação a Distância como uma formação paliativa; apesar das dificuldades com que os alunos se deparam para realizar o curso, afirmam que ele lhes propicia mudar sua prática docente; os professores e coordenadores concordam que essa modalidade a distância oferece condições de formar professores e que as dificuldades encontradas para a formação nem sempre decorrem da modalidade, mas das condições prévias de formação desses sujeitos.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the results of research using the historical-cultural framework of reference on the initial training of teachers using the distance education mode. The object of study was the training of these teachers using the Pedagogy courses offered in this mode by the Federal Universities of Mato Grosso and Mato Grosso do Sul. The objectives were to analyze the conceptions of teaching, learning and distance education of the coordinators, professors and academic guides; getting to know the network of significations constructed by the students related to the courses attended for their personal and professional formation. The universe researched was composed of the final year course coordinators, professors and teachers. Information was sought through interviews, questionnaires and documental analysis. Results showed that the students attending these courses consider them the unique opportunity of graduate-level formation for those living in localities distant from higher educational institutions; the participants do not consider the Distance Education mode a stopgap measure, despite the difficulties faced by the students to complete the course; the affirmed that it permitted them to change their teaching practice; the coordinators and professors agreed that this mod of distance education offers conditions for teacher training and that the difficulties encountered by the students in their training do not always stem from this mode of education but from the prior formation of these subjects.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a formação de professores para os primeiros anos do ensino fundamental na modalidade à distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Osório, Alda Maria do Nascimento-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eveline.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.