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Tipo: Dissertação
Título: “Qualidade da educação e indicadores educacionais: análise de fatores associados à eficiência da educação básica, a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos municípios do estado de Mato Grosso do Sul”
Autor(es): CARLOS RAFAEL RAMOS DIAS GUARANY
Primeiro orientador: Elcio Gustavo Benini
Resumo: No Brasil, a qualidade da educação é expressa pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Contudo, esse indicador apenas expressa os valores resultantes das avaliações e taxas de rendimento escolar, sem, contudo, explicitar os fatores associados ao retrocesso, estagnação ou desenvolvimento da educação de determinada escola ou sistema de ensino. Tendo por base essa fragilidade, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar os fatores associados à eficiência da educação básica, a partir dos resultados obtidos no IDEB 2019, referentes ao ensino fundamental final das escolas das redes públicas de ensino do estado de Mato Grosso do Sul (MS). Especificamente, buscou-se: observar os indicadores socioeconômicos e educacionais das escolas pertencentes às redes públicas de ensino do estado de Mato Grosso do Sul; identificar as características convergentes entre municípios que tiveram bom desempenho no IDEB, assim como entre os que não alcançaram os resultados esperados; e propor boas práticas de gestão e de políticas públicas educacionais a partir das informações obtidas na análise. As variáveis selecionadas relacionam-se às características das escolas, incluindo os espaços de aprendizagem e oferta de atividades complementares no contraturno, englobam também informações referentes aos docentes, aos gestores escolares e aos alunos. Foram utilizados procedimentos de triangulação para coleta e análise dos dados, os quais foram obtidos em sites oficiais do Governo Federal e dos municípios. O recorte temporal da pesquisa foi o ano de 2019. As informações coletadas foram analisadas com auxílio de softwares de análise estatística. Para a verificação de correlação entre as variáveis foi utilizado o Teste de Correlação de Spearman, para as associações foi utilizado o Teste Qui-Quadrado e de forma complementar utilizou-se a Modelagem de Equações estruturais com o propósito de aprofundar as análises realizadas. A pesquisa demonstrou haver associação e correlação estatisticamente significativa entre o IDEB 2019 e fatores atinentes à taxa de distorção idade-série; às condições socioeconômicas dos alunos; à formação acadêmica dos professores e gestores escolares; à forma de acesso ao cargo de gestor escolar (eleição); bem como a fatores ligados à infraestrutura das escolas (espaços de aprendizagem e oferta de atividades complementares). Entende-se que esses resultados foram capazes de responder às questões norteadoras do trabalho, visto que lançou luz sobre as principais características das escolas e municípios que obtiveram as notas mais altas no IDEB, sinalizando para caminhos que podem ser trilhados pelos gestores de educação das redes públicas de ensino.
Abstract: In Brazil, the quality of education is measured by the Basic Education Development Index (IDEB). However, this indicator only reveals the values resulting from assesments and school performance rates, without, even so, explaining the factors associated with the regression, stagnation or development of education in a given school or education system. Based on this fragility, the main objective of this research was to analyze the factors associated with the efficiency of basic education, based on the results obtained from IDEB 2019, referring to final elementary education in schools in public education systems in the state of Mato Grosso do Sul (MS). Specifically, was sought to: observe the socioeconomic and educational indicators of schools that are a part of the public education system in the state of Mato Grosso do Sul; identify the converging characteristics between municipalities that performed well in the IDEB, as well as among those that did not achieve the expected results; and propose good management and educational public policies practices based on the information obtained through this analysis. The variables selected corelate to the characteristics of the schools, including learning spaces and the complementary activities offered after school hours, and also encompasses information regarding teachers, school managers and students. Triangulation procedures were used to collect and analyze data, which were obtained from official websites of the Federal Government and municipalities. The time frame for the research was 2019. The information collected was analyzed using statistical analysis software. To check the correlation between variables, the Spearman Correlation Test was used, for associations the Chi-Square Test was used and, in a complementary way, Structural Equation Modeling was used with the purpose of deepening the analyzes carried out. The research showed that there is a statistically significant association and correlation between the IDEB 2019 and factors related to the age-grade distortion rate; to the socioeconomic conditions of students; to the academic training of teachers and school managers; to the how the position of school manager are accessed (election); as well as factors linked to school infrastructure (learning spaces and offering of complementary activities). It is understood that these results were able to answer the guiding questions of this paper, as they highlighted the main characteristics of the schools and municipalities that obtained the highest grades in the IDEB, signaling paths that can be followed by education managers in the public education system.
Palavras-chave: Qualidade da educação. Política educacional. Educação Básica. Indicadores educacionais. IDEB. Análise estatística.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7998
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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