Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/799
Tipo: Dissertação
Título: Perfil do consumidor de alimentos orientado para saúde no Brasil
Autor(es): Sousa, Adriana Alvarenga de
Primeiro orientador: Lima Filho, Dario de Oliveira
Abstract: Mudanças significativas foram provocadas nos mais diversos segmentos da economia mundial e no estilo de vida das pessoas, sobretudo nos hábitos alimentares, nos níveis de atividade física e no consumo de tabaco. Essas mudanças levam a duas práticas alimentares. Por um lado, as pessoas preocupadas com a estética e que buscam alimentos adequados para a performance física consomem produtos de baixo teor calórico, principalmente os lights/diets. Por outro, há os consumidores que buscam uma dieta que possa prolongar a vida com qualidade, caracterizada por dieta de baixa proteína animal, e uso de grãos integrais, frutas, legumes e verduras (FLV). O objetivo desta pesquisa é identificar o perfil do consumidor de alimentos orientados para saúde no Brasil. Para tanto, foram realizadas duas pesquisas: survey (quantitativa) e grupo focal (qualitativa). O estudo caracteriza-se como de natureza descritiva, por ter como objetivo investigar e descrever um fenômeno, explorando as possíveis relações entre as variáveis analisadas para uma determinada amostra. Os resultados revelam que os respondentes mudaram seu comportamento alimentar nos últimos anos. A justificativa mais comum é a de que, com o avanço da idade, os entrevistados começaram a se preocupar em ter uma velhice mais saudável. Para o segmento de classe C, a preocupação com a saúde divide espaço com os fatores prazer e preço. Nas classes A e B, a saúde é preponderante, mas a praticidade tem um papel especial nos hábitos alimentares. Manter a forma, nos dois segmentos, é visto tanto como um sub-produto da saúde quanto pelo lado puramente estético; ele ganha ou perde importância dependendo da percepção.
Significant changes have been provoked in several segments of the world economy and in people's life style, especially in their eating behaviour, levels of physical activities and consumption of tobacco. These changes lead to two food practices. On the one hand, people concerned with fitness and in search of foods suitable for physical performance consume low-calorie products, especially those light/diet. On the other, there are the consumers who search for a diet which may prolong life with quality, characterized by a low-animal protein diet and by a large use of whole beans, fruits and vegetables. The goal of this study is to identify the profile of the consumer of health-oriented foods in Brazil. Thus, two pieces of research were carried out: a survey (quantitative) and a focus group (qualitative). The study has a descriptive nature, as its objective is to investigate and describe a phenomenon, exploring the possible relations between the variables analysed for a specific sample. The results showed that the respondents have changed their eating behaviour lately. Their most common justification is that, with age , they began to worry about having a healthier ageing. For those belonging to the C class, the concern about health shares room with pleasure and price. In A and B classes, health is paramount, but practicality plays a special role in food habits. In both segments, keeping fit is seen not only as a health by-product but also for its sheer aesthetical aspect; it gains or loses importance depending on the perception.
Palavras-chave: Hábitos Alimentares
Comportamento do Consumidor
Pesquisa de Consumidor
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/799
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Agronegócios

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