Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7989
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação continuada de professores na pandemia do Covid-19 (SARS-COV2), no biênio letivo de 2020-2021 nas escolas da rede municipal de Corumbá – MS
Autor(es): ALINE DO CARMO SOUZA PORTUGAL
Primeiro orientador: PATRICIA TEIXEIRA TAVANO
Resumo: O presente artigo teve como objetivo verificar a oferta de cursos de formação continuada no período pandêmico de 2020 a 2021, na cidade de Corumbá – MS, bem como analisar a contribuição dessas ações para o trabalho docente durante o período de trabalho remoto no Brasil. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, analisando os decretos municipais estabelecidos nesse biênio, declarações e reportagens presentes nos canais de comunicação da prefeitura e do jornal local. Concluímos que as ofertas de formação continuada ocorreram de modo tardio para os professores da Rede Municipal de Ensino visto que na primeira fase da pandemia não houve divulgação se houve algum assessoramento para os profissionais lidarem com as condições impostas. Diferente no segundo ano, que é perceptível as ofertas de formação que chegaram em um momento em que boa parte do ensino já era presencial.
Abstract: This article aimed to verify the offer of training courses. continued in the pandemic period from 2020 to 2021, in the city of Corumbá - MS,. and analyze the contribution of these actions to teaching work during. the period of remote work in Brazil. The research follows an approach. qualitative, analyzing the municipal decrees established in this biennium,. statements and reports present in the communication channels of the city. and the local newspaper. We conclude that the offers of continuing education occurred. in a late way for teachers of the Municipal Network of Education since in. first phase of the pandemic there was no disclosure if there was any. advice for professionals to deal with the conditions imposed.. Different in the second year, which is noticeable the training offers that. arrived at a time when much of the teaching was already face-to-face.
Palavras-chave: Formação contínuada
ensino remoto emergencial
escola pública
formação de professores que
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7989
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.